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Ponto de equilíbrio: o que é e como usar na sua empresa

Ponto de equilíbrio: o que é e como usar na sua empresa

Todos os dias você vai para a sua empresa e começa simplesmente a vender. No piloto automático você vende durante o mês e depois simplesmente “reza” para que o resultado tenha sido positivo. Mas ao invés de só rezar, não seria mais eficaz se soubesse quanto é necessário vender, ou seja, o ponto de equilíbrio do negócio?u realmente acredito que sim. Mas infelizmente o que acabei de descrever acima, é o retrato da grande maioria dos pequenos negócios. Por falta de conhecimento e planejamento, muitos empresários acabam se estressando e pior, não entendendo o porque do negócio estar indo de mal a pior.Por isso é importante que você domine a gestão financeira. E lá que encontrará muitas das respostas para os problemas que podem estar assolando a sua empresa.E nada melhor do que começar pelo ponto onde receitas e despesas se equilibram, não é mesmo? A esse local mágico, chamamos de Ponto de Equilíbrio.O que é ponto de equilíbrio Como você já viu, o ponto de equilíbrio é o momento onde a empresa se equilibra financeiramente. Essa informação é importante para que a empresa poder identificar o nível mínimo de atividade em que o negócio pode operar (se você quer entender um pouco mais sobre custos, clique aqui).Todas as medidas do ponto de equilíbrio possuem um objetivo semelhante: saber de um modo geral quanto devemos vender para não termos prejuízoExistem diversas medidas para o ponto de equilíbrio. Vejamos os principais:Ponto de Equilíbrio Contábil O ponto de equilíbrio contábil é o mais comum e utilizado quando se fala em calcular este índice. Ele é calculado da seguinte forma:PEC Quantidade = Gastos Fixos / Margem de ContribuiçãoEx: A empresa X possui as seguintes informações referentes ao produto Z:Gastos Fixos ( Custos + Despesas Fixas) = R$ 15.000,00Margem de Contribuição = R$ 50 (30%)PEC em UnidadesPEC = 15.000/50 = 300 unidadesPEC em valores monetáriosAqui usaremos para o cálculo, a margem de contribuição em %PEC = 10.000/0,3 = R$ 50.000Isso significa que a empresa precisa vender 300 unidades de seu produto, faturando R$ 50.000, para chegar ao ponto de equilíbrio e pagar todos seus custos e despesas. A partir deste ponto, cada produto que for vendido vai contribuir para o acúmulo de recursos, ou seja, para o lucro do negócio.Ponto de Equilíbrio Financeiro Neste modelo, acrescentamos à equação a variável das despesas financeiras e a depreciação. Dessa forma, podemos entender quanto é necessário vender para equilibrar a empresa.PEF Quantidade = ((Custos Fixos – Depreciação) + Despesas Financeiras) / Margem de ContribuiçãoEx: A empresa X possui as seguintes informações referentes ao produto Z:Gastos Fixos ( Custos + Despesas Fixas) = R$ 15.000,00Depreciação = R$ 700Despesas Financeiras = R$ 1.000,00Margem de Contribuição = R$ 50 (30%)PEF em UnidadesPEF = (15.000 – 700) + 1.000/50 = 306 unidadesPEF em valores monetáriosAqui usaremos para o cálculo, a margem de contribuição em %PEF = (15.000 – 700) + 1.000/0,3 = R$ 51.000Isso significa que a empresa precisa vender 306 unidades de seu produto, faturando R$ 51.000, para chegar ao ponto de equilíbrio e pagar todos seus custos e despesas. A partir deste ponto, cada produto que for vendido vai contribuir para o acúmulo de recursos, ou seja, para o lucro do negócio.Ponto de equilíbrio econômico Use esse cálculo caso você queira saber quanto é necessário vender para atingir um determinado valor de lucro desejado.PEE Quantidade = Gastos Fixos + Lucro Desejado / Margem de ContribuiçãoEx: A empresa X possui as seguintes informações referentes ao produto Z:Gastos Fixos ( Custos + Despesas Fixas) = R$ 15.000,00Lucro Desejado = R$ 1.500Margem de Contribuição = R$ 50 (30%)PEE em UnidadesPEE = 15.000+1.500/50 = 330 UNIDADESPEE em valores monetáriosAqui usaremos para o cálculo, a margem de contribuição em %PEE = 15.000+1.500/0,3 = R$ 55.000Isso significa que a empresa precisa vender 330 unidades de seu produto, faturando R$ 55.000, para chegar ao ponto de equilíbrio e pagar todos seus custos e despesas. A partir deste ponto, cada produto que for vendido vai contribuir para o acúmulo de recursos, ou seja, para o lucro do negócio.Como usar o ponto de equilíbrio?O ponto de equilíbrio além de ser um indicador vital para qualquer empresa no que diz respeito a entender onde receitas e despesas se equilibram, também pode ser usado como uma meta para a gestão da empresa.As metas, são ferramentas eficientes para se chegar aos objetivos. Gestores podem alinhar com os colaboradores algo em comum que todos devem buscar, criando uma conscientização em torno da importância desse objetivo, que neste caso, é o ponto de equilíbrio.Ofereça algum tipo de “premiação” caso essa meta seja batida. Assim você conseguirá engajar os seus colaboradores nesse objetivo. Mas lembre-se que para determinar o ponto de equilíbrio como meta, é aconselhável utilizar o ponto de equilíbrio econômico. Afinal, não basta apenas equilibras receitas e despesas, e preciso e desejável obter lucro.Se você curtiu (ou não) esse artigo, deixa a sua opinião aqui nos comentários. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, escreva que te responderei o mais rápido possível.Por: Decio MunizFonte: AdministradoresContabeis.com