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Diferencial Competitivo: O que é e como conquistá-lo

Diferencial Competitivo: O que é e como conquistá-lo

O mercado atualmente não da chances para maus negócios, e as empresas precisam ter um diferencial competitivo se quiserem se destacar das demais.

À consideravelmente pouco tempo atrás, a dificuldade de entrada no mercado era bem maior do que hoje em dia, e o numero de empresas que concorriam era menor.

No entanto, hoje é muito mais fácil criar uma empresa e fazer marketing, principalmente com o grande avanço que a internet trouxe nas ultimas décadas.

Qualquer que seja o produto, é bem provável que já exista uma empresa que o fabrica e domina seu
nicho atualmente, sendo assim, para se tornarem competitivas as iniciativas empreendedoras precisam trabalhar bastante em segmentação e criar um diferencial competitivo.

O deferencial competitivo é o conjunto de diferenciações de mercado que uma empresa aplica em seus
serviços e produtos para que consiga se destacar acima das demais. Isso pode se resumir em diferenciação em modelos do seu produto, nos princípios e ações da própria empresa, em uma
campanha de marketing ou até mesmo na segmentação de um produto para um publico especifico.

O principio fundamental na criação de um diferencial competitivo é conhecer muito bem seu cliente e suas demandas, assim se torna possível projetar algo que atenda exatamente um público, e que tenha sido pouco explorado em seu nicho.

Como criar um diferencial competitivo no meu negócio?

À primeira vista pode parecer complicado ter que imaginar uma estratégia de vendas totalmente nova
para aplicar em seu negócio, no entanto com um pouco de atenção ao mercado em que empresa está inserida já é possível encontrar um deferencial interessante.

Podemos tomar como exemplo um pequeno detalhe, como oferecer uma facilidade extra ao seu cliente nos seus serviços, como atendimento em domicílio, ou em seu produto.

A verdade é que sempre existem uma série de demandas dos clientes para um setor que as empresas
desse nicho reconhecem mas não estão dispostas a investir, seja por já se considerarem grandes, ou seja por comodismo.

Um bom exemplo disso são os horários e dias de funcionamento da sua empresa.

Digamos que o consenso em sua região é que as lojas fecham aos sábados, um excelente diferencial no
caso, seria abrir em meio horário aos sábados, simples mudança que pode aumentar a notoriedade de sua loja.

E a diferenciação pode ser oferecida em qualquer aspecto do seu serviço ou produto, seja no atendimento ao cliente, desde toda uma customização para um determinado tipo de público.

Como aplicar uma diferenciação em minha empresa?

Como foi mencionado, o primeiro ponto é fazer uma analise sincera no seu próprio produto.

Tenha uma noção de quais são os pontos fortes e fracos, quais as vantagens em relação aos concorrentes e quais as vantagens dos concorrentes em relação a você.

Faça também uma analise de como está sendo aplicado o seu marketing para a divulgação.

Há diversas formas de trabalhar diferenciações apenas com aplicações de marketing, por exemplo com uma mensagem ou tema diferenciado que tem potencial de prender atenção.

Caso sua empresa seja voltada a serviços, analise também como está o seu Branding, ou seja, qual é a imagem da sua marca para o publico. A administração da imagem é um fator muito importante para o seu diferencial competitivo.

Após analisar bem o produto, analise os produtos dos seus concorrentes, pois é a partir das informações do mercado que você conseguirá criar a diferenciação.

Entre em contato com o cliente e tente descobrir quais são suas demandas, a pergunta que deve te guiar é; “O que o cliente deseja que as demais empresas não querem dar?” No momento em que achar a resposta certamente seu negócio ganhará destaque.

Após ter em mente a sua estratégia de diferencial, um ponto muito importante é utilizar de campanhas de marketing para exibir e divulgar o máximo possível.

Como se diz bastante no meio do empreendedorismo, o marketing é a alma do negócio, assim sendo não adianta criar um diferencial e não promove-lo.

Seguindo essas dicas é bem possível que você tenha êxito em criar o seu diferencial competitivo.

Exemplo de diferenciação no mercado

Existem diversos cases que podemos citar de diferenciais que trouxeram as empresas que aplicaram grande notoriedade, no entanto vamos citar um bem interessante.

Os anos 90 foram muito importantes para a industria de video-games, nesse ano foram desenvolvidos jogos que vieram a ser extremamente conceituados e considerados clássicos para os jogadores.

Nessa década esse mercado não movimentava milhões de dólares como atualmente, mais estava ganhando notoriedade em relação com os anos anteriores.

A Sony, empresa extremamente conceituada atualmente fez uma diferenciação que marcou o inicio de seu sucesso nessa década.

Os consoles eram todos construídos para receber cartuchos de games que eram bem comuns, no entanto em 1994 a Sony lançou o Playstation 1, que tinha a inovadora tecnologia de aceitar CD’s, permitindo o desenvolvimento de jogos mais complexos.

Foi um sucesso absurdo e revolucionou o mercado na época.

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