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Gestão de pessoas no Seculo XXI

Gestão de pessoas no Seculo XXI

Atualmente em meio a enorme concorrência que predomina no mercado, um diferencial bastante competitivo em uma empresa é uma gestão de pessoas eficientes.

Em uma analise mais superficial, uma empresa ou organização qualquer é um conjunto de pessoas trabalhando harmonicamente, com funções especificas, que juntas resultam em um produto ou serviço final.

Tendo isso em vista, a coesão dessa equipe é um fator determinante para o sucesso da organização.

É exatamente para isso que se fazem necessários os setores de RH e as práticas de gestão de pessoas.

Nesse artigo você entenderá a importância desse setor e quais são as práticas mais positivas que devem ser aplicadas.

Gestão de Pessoas: O que é?

A gestão de pessoas é o uso de diversas práticas e incentivos com o objetivo de administrar o comportamento dos colaboradores de uma organização.

Isso envolve motivação, treinamento, comunicação efetiva e todas as atividades que visam o desenvolvimento do capital humano na empresa.

Uma característica inerente ao mercado é a competição, e nesse contexto vence a empresa que conseguir oferecer o melhor serviço ou produto, ao menor preço aos clientes.

A qualidade do produto oferecido em uma empresa tem relação direta
com o nível de engajamento e preparo dos seus funcionários para cada função que lhes é delegada, sendo assim podemos afirmar que a
gestão de pessoas tem impacto direto na permanência ou saída de uma empresa do mercado.

Quando o administrador consegue gerar em todos os seus
colaboradores um senso de equipe e a congruência com os objetivos da empresa, isso se reflete diretamente em aspectos como, a qualidade
do atendimento e do produto, e é possível alcançar resultados mais positivos com a sua equipe mesmo sem que o custo financeiro aumente diretamente.

Objetivos da gestão de pessoas

A gestão de pessoas em uma organização pode ser direcionada a vários objetivos diferentes, no entanto cada um dos pontos estão alinhados em promover uma maior eficacia em funcionamento da organização.

Dentre os principais objetivos da gestão de pessoas estão:

º Aumentar a competitividade saudável.

º Certificar que sua empresa tenha pessoas competentes.

º Tornar o ambiente de trabalho mais satisfatório.

º Criar uma organização que trabalhe de acordo com a ética e tenha responsabilidade social.

º Auxiliar os gestores nas funções administrativas.

º Maximizar a produtividade e minimizar os gastos.

º Permitir que a empresa esteja em constante adaptação ao mercado e cenário externo como um todo.

Além desses objetivos apresentados, existem diversos processos dentro de uma empresa que são diretamente influenciados pela gestão do pessoal e as equipes de RH, abaixo vamos apresentar os principais deles.

Processos da gestão de pessoas

De fato, sem os devidos processos uma empresa não funciona, é necessário que funções como avaliação do desempenho, procura e
recrutamento de profissionais e até mesmo o pagamento dos colaboradores sejam executados sem falhas, e a gestão tem um papel muito importante em cada um.

Desenho de cargos

O primeiro ponto que um administrador deve estar atento ao criar a sua empresa é o desenho de cargos, que é a divisão das tarefas e atribuições que cada cargo irá desempenhar dentro da firma.

Quando muitas funções são delegadas a um mesmo cargo, ou o caso contrario em que poucas funções são atribuídas, acontece uma perda na eficiência desse funcionário, por isso essa parte é muito importante.

Pesquisa e recrutamento

A pesquisa e recrutamento de pessoal é um dos pontos difíceis e extremamente importantes para uma empresa, pois se certificar que os profissionais tenham os requisitos mínimos para desempenhar suas funções é imprescindível para o funcionamento.

Além disso, é importante saber onde encontrar as pessoas certas.

Planos de carreira

Para atrair mais mão de obra qualificada para sua empresa é necessário criar planos de carreira para os colaboradores, assim sempre haverá a possibilidade de progressão, o que estimula bastante a produtividade.

Testes de Desempenho

Como já reforçamos aqui, a produtividade individual e coletiva de cada colaborador é decisiva para o sucesso, sendo assim, é necessário
ter meios para medir essa produtividade e saber se cada profissional está cumprindo as metas que lhe são designadas, para, a partir disso, dar uma melhor orientação a cada um.

Educação e treinamento

Nenhum profissional nasce pronto, por isso, para o desenvolvimento da organização como um todo, é necessário investir na formação e treinamento de profissionais para que a qualidade do serviço se mantenha mais alta possível.

Remunerações e benefícios

Por fim, a remuneração tem grande importância em uma empresa, é necessário discutir quais benefícios e incentivos serão dados aos colaboradores.

Pesquisas demonstraram que quando as remunerações são feitas a partir da produtividade, os funcionários se empenham até 50% mais.

Conclusão

De fato, desenvolvimento do capital humano nas organizações é um ponto essencial e que nunca deve ser negligenciado, uma
comunicação clara e não hierarquizada com todos os seus funcionários permite que seja diminuído o ruído na empresa, e também que a produtividade alcance seu potencia máximo.

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