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Inteligencia Artificial no RH: como aplicar

Inteligencia Artificial no RH: como aplicar

Qual a primeira coisa que você pensa ao ouvir o termo inteligência artificial?

Para muitas pessoas, as primeiras imagens que vem à mente são a de um robô altamente desenvolvido, capaz de falar, andar e pensar, ou até mesmo de outras máquinas super inteligentes.

De certa forma, muitas organizações já estão de fato realizando testes para desenvolver esses tipos de aparelhos, mas na maior parte do mundo corporativo, essa tecnologia está sendo aplicada de uma forma um pouco diferente.

Hoje em dia, a inteligência artificial está presente em diversos setores das empresas, como na própria área de TI, comercial, vendas, e até mesmo na de recursos humanos, que será o foco deste texto.

Quando aplicada ao RH, a inteligência artificial possibilita que os profissionais responsáveis por esse departamento tenham uma série de ferramentas e sistemas que otimizam sua rotina, e ajudem  as empresas a ter um menor índice de turnover, e muitos outros benefícios.

Você não quer perder a chance de ter todas essas vantagens, não é mesmo? Então você está no lugar certo! Ao final do texto, você saberá o que é de fato a inteligência artificial, como ela pode ser aplicada no RH, e todos os benefícios que ela traz.

Confira os tópicos que serão abordados:

Vamos começar.

O que é inteligência artificial?

Nós podemos definir a inteligência artificial de forma muito simples: ela é uma área da ciência da computação que tem o objetivo de estudar e desenvolver aparelhos e sistemas que simulem o raciocínio humano.

Em outras palavras, ela busca criar máquinas que sejam capazes de resolver problemas cognitivos feitos pelo cérebro humano, como por exemplo o reconhecer de padrões, aprender e pensar.

Hoje em dia, nós podemos encontrar sistemas desenvolvidos com inteligência artificial em diversos lugares. Como exemplo, quem nunca entrou em um site e se deparou com um chat online? Esses chats são desenvolvidos para que um robô converse com você, identifique o que você deseja encontrar na plataforma e o ajude a encontrar, ou até mesmo a solucionar alguma dúvida que você tenha.

A IA foi um grande avanço no mundo tecnológico, pois otimizou – e muito – a rotina de diversas empresas e até mesmo as ajudou a ter uma melhor relação com seu público. No RH, esses benefícios foram ainda maiores.

Mas antes de entender como a IA é vista nesse departamento, vamos entender mais sobre como essa tecnologia funciona.

Para que os profissionais dessa área conseguissem chegar às criações que existem hoje em dia, o caminho foi longo. As primeiras pesquisas sobre essa área começaram na década de 50, e foi somente em 2003, por exemplo, que surgiram os primeiros assistentes pessoais inteligentes, como os sistemas da Siri, Cortana e Google Assistant.

Mas afinal, a grande pergunta que surge sobre esse tema é: como é possível fazer com que uma máquina consiga simular o raciocínio humano, ser capaz de pensar e analisar dados?

Essa ainda é uma tarefa bastante complicada para os estudiosos desse ramo, principalmente pelo fato de que ainda é muito difícil entender o funcionamento de todos os processos biológicos que acontecem no cérebro.

Apesar disso, os profissionais dessa área já conseguiram encontrar uma outra forma de criar essas máquinas inteligentes: por meio de códigos e programação. Esse trabalho envolve o uso de diversas funções matemáticas, mas vou explicar de uma forma simples.

De forma resumida, esses códigos são programados de forma que cada um deles seja responsável por uma determinada ação, um papel no sistema. Dessa forma, a máquina que será programada irá analisar todos os dados por meio desses códigos, e determinar o que deve fazer de acordo com as funções criadas.

Para os apaixonados por filmes, um clássico exemplo de inteligência artificial pode ser visto em Matrix. No longa, os seres humanos que viviam naquela época criaram robôs a partir da inteligência artificial para que realizassem algumas tarefas, como limpar a casa ou servir de assistente, mas que ao decorrer da história, a super inteligência dessas máquinas acaba levando à alguns conflitos.

É claro que o filme trata de uma ficção científica, mas ele é um ótimo exemplo que traz a ideia do que é a inteligência artificial e como ela funciona. Agora que já entendemos isso, vamos ver como essa tecnologia é aplicada no mundo corporativo, e mais especificamente no departamento de recursos humanos.

O que é inteligência artificial no RH?

O uso da inteligência artificial no RH é usada principalmente com o objetivo de automatizar os processos do departamento e encontrar padrões para, a partir disso, trazer melhores resultados para a organização. 

Mas qual a importância da IA para esse departamento?

Bom, o RH é o grande responsável por garantir que a empresa continue funcionando e se destaque no mercado, e a inteligência artificial tem sido uma grande aliada para alcançar esses objetivos.

Hoje em dia, já não é mais possível dizer que o RH é somente responsável por lidar com as questões burocráticas da empresa. Essa é uma área estratégica, que tem como missão não só garantir que a empresa alcance seus objetivos, mas também fazer com que os colaboradores se sintam felizes no ambiente de trabalho, motivados, e garantir uma boa relação profissional entre todos.

Por isso que a IA tem se tornado cada vez mais importante. É a partir dela que hoje esse departamento possui diversas ferramentas e sistemas que ajudam a alcançar esses objetivos. Com essa tecnologia, a gestão de RH fica mais eficiente, estratégica, e traz melhores resultados para toda a empresa.

Como aplicá-la?

A inteligência artificial pode ser aplicada em todas as tarefas do RH, que irão ajudar não só nas questões mais burocráticas como o controle de jornada dos colaboradores, mas também em processos como recrutamento e seleção, e em treinamentos que visem melhorar o clima organizacional e manter os funcionários motivados como o team building.

Não se preocupe, vou explicar exatamente como a IA pode ser aplicada em cada uma dessas responsabilidades, mas antes, quero citar alguns benefícios que essa tecnologia traz para o departamento, e algumas experiências de empresas que já a adotam.

Quais os benefícios da inteligência artificial para as empresas?

Apesar do uso da inteligência artificial no RH ainda estar no começo, já é possível ver alguns dos benefícios dessa tecnologia nesse departamento. A primeira delas está relacionada à gestão de pessoas.

Essa gestão é uma das principais atribuições dos profissionais do departamento de recursos humanos, pois ela envolve um conjunto de estratégias que visam desenvolver o capital humano das empresas para, a partir disso, garantir a motivação e retenção dos colaboradores, melhorando seus desempenhos.

Com o uso da IA, essa gestão com certeza terá melhores resultados, pois sua empresa terá à disposição diversas ferramentas que permitirão desde um processo seletivo mais assertivo, até outras que mostrem indicadores de desempenho e que possibilitem a organização de treinamentos para desenvolver as habilidades dos funcionários.

Além disso, essas ferramentas também têm contribuído para uma diminuição de índices de turnover, uma vez que a principal causa de demissões é devido à contratações ineficientes, como em casos de candidatos que não possuem o perfil desejado para a vaga em questão.

Por fim, a IA também permite a identificação de padrões de navegação dos usuários, e de seus comportamentos de compra.

Com essas informações, o departamento de marketing consegue elaborar melhores estratégias de divulgação e de venda no site da empresa, além de desenvolver uma comunicação mais rápida com os clientes por meio da assistência em tempo real.

Eu separei a seguir alguns casos de empresas que já estão adotando a IA, para que você consiga ter um melhor entendimento dos benefícios dessa tecnologia no dia a dia no mundo corporativo.

Exemplos de empresas que já utilizam a inteligência artificial

Como eu disse acima, a IA ainda está sendo explorada no mundo corporativo, mas várias empresas já estão adotando essa tecnologia de alguma forma em seu cotidiano, e já estão se beneficiando desses avanços.

Confira alguns exemplos:

  1. B3

A B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, decidiu utilizar a inteligência artificial por meio de um sistema que conseguia identificar quais funcionários tinham um maior poder de influência na disseminação de informações sobre a cultura organizacional.

O grande benefício dessa ferramenta foi a possibilidade de ter um melhor entendimento sobre o funcionamento da rede organizacional, ou seja, avaliar a relação da contratante com seus colaboradores, assim como a comunicação entre os setores e entre os próprios funcionários.

Na prática, essa avaliação também permitiu que a empresa visse seus pontos fracos, e desenvolver as melhores estratégias para aumentar o engajamento e a motivação das equipes.

  1. Tokio Marine

A Tokio Marine, por sua vez, desenvolveu, em parceria com a superintendente em RH Juliana Zan, um sistema que é capaz de responder diversas perguntas feitas pelos colaboradores.

Essas perguntas são respondidas pela robô Marina, e após 6 meses de uso, esse sistema reduziu 60% do número de ligações que eram feitas por mês ao RH.

  1. Johnson & Johnson

A multinacional Johnson & Johnson é uma das maiores empresas que já usam a inteligência artificial em diversos processos, que vão desde o recrutamento e seleção até no investimento da relação da contratante com os colaboradores.

A empresa criou um departamento específico para promover a saúde e qualidade de vida dos funcionários, e os profissionais responsáveis por essa área analisam diariamente diversos dados coletados por essas ferramentas, para elaborar as melhores estratégias.

  1. Walmart

Nos Estados Unidos, a rede Walmart utiliza a IA com o objetivo de aumentar a venda de seus produtos. Para isso, a multinacional desenvolveu um assistente virtual integrado ao Google Home, que permite que os clientes realizem suas compras somente por meio de um comando por voz.

Além disso, esse sistema também guarda o histórico de compra do cliente, o que ajuda a identificar a marca preferida de cada um.

  1. Fleury

Por fim, o laboratório Fleury está desenvolvendo um sistema em parceria com a IBM que fornece informações que auxiliam a tomada de decisões médicas nos hospitais e consultórios.

Na prática, esse sistema terá armazenamento em nuvem, e irá ajudar os médicos a identificar remédios e ensaios clínicos relevantes, além de pesquisas e dados extraídos da literatura médica.

Essas são apenas algumas das empresas que já se beneficiaram com essa tecnologia. Agora, chegou a hora de ver em quais áreas do RH ela pode ser implementada, para em seguida, saber como sua empresa pode adotá-la.

A IA pode ser usada em quais funções do RH?

A inteligência artificial pode ser usada em todas as atribuições do RH, e a seguir, eu vou explicar detalhadamente como essa tecnologia pode ser vista nas principais funções desse departamento. Veja:

  1. Recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção são os processos responsáveis por, respectivamente, atrair profissionais com qualidade para ocupar uma vaga dentro de uma empresa, e selecionar os que irão de fato participar do processo seletivo.

Apesar de parecer simples, esse processo envolve diversas tarefas, como: triagem de currículos, entrevistas, provas de conhecimentos específicos, dinâmicas em grupo, contratação e alocação. Especialmente em casos de empresas de grande porte, o tempo necessário para finalizar todas essas etapas pode demorar muito, por isso que a IA é tão importante para esse processo.

Com essa tecnologia, hoje as empresas têm acesso a diversos softwares que conseguem analisar dados de diversos candidatos e buscar informações sobre suas habilidades, conhecimentos e personalidade.

Essas ferramentas, dessa forma, otimizam o tempo de busca pelos candidatos que estão mais alinhados à organização e aos requisitos da vaga em questão, o que torna todo o processo de recrutamento e seleção muito mais eficiente e assertivo.

  1. Treinamento e desenvolvimento

Apesar dos avanços tecnológicos proporcionarem diversos benefícios para as organizações, eles também exigem que as empresas se mantenham atualizadas constantemente sobre os novos sistemas e ferramentas, para garantir o funcionamento do seu negócio.

Para isso, os programas de treinamento e desenvolvimento aliados à inteligência artificial são extremamente importantes. Por meio deles, sua empresa conseguirá avaliar o conhecimento de seus colaboradores, o que precisa ser aprendido, e as melhores metodologias para treiná-los e desenvolver suas habilidades.

Além disso, existem ferramentas que também possibilitam analisar o impacto desses treinamentos e se estão gerando os resultados desejados.

  1. Mensuração de resultados

Por meio de programas como Big Data e People Analytics, o RH também consegue mensurar os resultados de todas as ações que são desenvolvidas pela empresa, e que estão relacionadas à rotatividade dos colaboradores, como por exemplo: satisfação, desempenho, e clima organizacional.

Com esses dados, fica muito mais fácil cruzar essas informações, ver os pontos que precisam ser melhorados, e quais as melhores estratégias que podem ser tomadas.

  1. Comunicação interna

Por fim, a inteligência artificial também é uma grande aliada à comunicação interna, que nada mais é do que todo o processo comunicacional feito dentro da empresa. Ela é extremamente importante no mundo corporativo, pois seus principais objetivos são deixar todos da organização alinhados com os processos, os objetivos, as estratégias, os valores e as metas da empresa.

Essa comunicação pode ser prejudicada por diversos fatores, mas para evitar isso, existem diversos sistemas que facilitam esse processo, que vão desde sistemas que funcionam como um chat online, como o Slack e o Google Hangouts, até a Newsletter ou o calendário interno por exemplo.

  1. Controle de ponto

Não podemos falar das principais responsabilidades do RH sem mencionar o controle de ponto, que por muito tempo representou uma grande dificuldade para esse departamento.

Sistemas ultrapassados e burocráticos faziam com que o RH levasse uma grande quantidade de tempo para fechar a folha dos colaboradores, já que era comum se deparar com pontos duplicados, faltantes, ou até mesmo erros de marcação.

Mas com os avanços tecnológicos, e principalmente a inteligência artificial, hoje já é possível encontrar sistemas modernos e completos, que garantem a segurança no registro do ponto e que otimizam e muito o fechamento da folha dos funcionários, como é o caso do PontoTel.

Com o nosso sistema, o gestor consegue acompanhar a jornada dos colaboradores em tempo real, e não precisa esperar até o final do mês para corrigir os erros que podem surgir. Além disso, ele também realiza diversos cálculos automaticamente, como a quantidade de horas extras e atrasos.

Com essas regras de cálculo automatizadas, e com painéis de acompanhamento em tempo real, fica muito mais fácil controlar a jornada dos colaboradores, e seu RH não precisa mais se preocupar em fechar a folha dos funcionários.

Venha conhecer mais sobre todas as funcionalidades do PontoTel que irão ajudar a sua empresa! Agende uma demonstração.

Como implantar a IA na minha empresa?

Viu só como o seu RH pode de beneficiar com a inteligência artificial?

Eu sei que para muitos, lidar com a inteligência artificial pode ser uma tarefa difícil e complicada de acompanhar, mas essa tecnologia já se tornou algo fundamental para garantir o funcionamento do seu negócio.

Por isso, a primeira dica que te dou para implantar a IA é se manter atualizado frente à esses avanços, e saber como cada ferramenta pode ajudar não só o RH, mas os outros setores da organização.

Uma vez que você identifique as necessidades da empresa, é importante contratar os melhores profissionais que serão responsáveis por instalar essas ferramentas e, em seguida, treinar seus colaboradores para usá-las.

Afinal, não são todos os profissionais que já estão acostumados ao uso da tecnologia, e muitos precisarão se adaptar à essas ferramentas em seu cotidiano.

Conclusão

A inteligência artificial já é uma realidade de muitas organizações, e neste texto, busquei explicar exatamente o que é essa tecnologia, e principalmente, como ela pode ajudar o RH da sua empresa.

Não há como fugir dessa tecnologia, pois ela é fundamental para garantir a competitividade e o funcionamento do seu negócio. Por isso, lembre-se de todas as dicas que te dei do que sua empresa deve fazer para implantá-la e para que consiga se beneficiar com seu uso.

Fonte: PontoTel

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