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7 dicas para trabalhar home office sem virar bicho do mato

7 dicas para trabalhar home office sem virar bicho do mato

No trabalho remoto, ninguém está 100% a salvo de cair no isolamento e virar “bicho do mato”, independente de ser um profissional iniciante ou experiente. Na verdade, é mais fácil isso acontecer com quem tem mais “tempo de casa”, literalmente . As coisas acontecem mais ou menos assim: você consegue um emprego remoto legal, aprende como montar um home office e, aos poucos, vai se adaptando à nova rotina de trabalho. Mas, com o tempo, você acaba se adaptando até demais! Fica 3 dias sem sair de casa, a geladeira fica vazia – afinal de contas – você virou o cliente número 1 do app delivery de comida. E a pergunta que não quer calar – quando foi a última vez que você usou outro moletom mesmo? 🤔

De acordo com o relatório State of Remote Work da Owl Labs (texto em inglês), profissionais remotos tendem a trabalhar mais do que o padrão de 40 horas por semana. Isso é 43% a mais do que quem trabalha em um escritório. E embora o trabalho remoto ou home office possa ajudar as pessoas a serem mais produtivas, também há um maior risco de solidão ou síndrome do impostor, o que, por sua vez, pode levar aos sintomas de depressão e de burnout.

De fato, chegar ao auge do estilo de vida “hermitão remoto” vai além das piadas sobre usar pijama o dia inteiro. Esses riscos mais sérios podem aumentar, porque não tem o zelador para apagar as luzes e lhe expulsar do escritório.

como manter o equilíbrio no trabalho

Bom, eu trabalho remoto há cerca de 5 anos. Para mim, parte da adaptação a esse estilo de vida gratificante foi criar hábitos saudáveis, como me manter ativa, ter uma dieta balanceada e cultivar bons relacionamentos com a equipe remota. Esses são os pilares de uma carreira remota sustentável.

No entanto, para ir além dos conceitos, as melhores dicas para trabalhar home office estão relacionadas às coisas pequenas.

Afinal, você tem muitas oportunidades de criar um ótimo ambiente de trabalho, fazer o seu próprio horário, saber como ser mais produtivo e viver sem perder tempo no trânsito! O que realmente importa é manter o seu dia interessante, sem colocar muita pressão em fazer tudo perfeito.

Para evitar esse sentimento de estar em uma prisão quando se trabalha remoto, separamos algumas dicas para trabalhar home office que trazem um pouco de diversão, felicidade e socialização ao seu dia. Acompanhe!

7 dicas para trabalhar home office

1. Separe a roupa que você vai usar na noite anterior 

A parte “office” do trabalho home office é importante. Pode parecer bobagem pensar na roupa que você vai usar no dia seguinte para ficar em casa. Mas, isso vai fazer você resistir à tentação de usar moletons tristes e calças de ginástica todos os dias. Coloque também um despertador para definir o seu tempo de café da manhã e separe o seu almoço. Ou então, tenha um plano alimentar para lanches e refeições.

Se você age como se fosse de fato para o escritório, isso facilita você acordar, se vestir e se alimentar bem ao longo do dia. Assim, você sente que pode fazer qualquer coisa, incluindo aceitar um café com um amigo ou fazer uma chamada em vídeo com a gestão. É como Henry Ford disse sabiamente: “antes de fazer qualquer coisa, o segredo do sucesso é se preparar.” É claro que o que significa “se preparar” vai de cada pessoa, mas arrumar a cama após se levantar é algo que você sempre deve fazer. Isso também significa que você pode usar sua rotina matinal para cultivar outros hábitos de sucesso!

2. Inclua um lazer produtivo na sua rotina matinal

O próximo passo para saber como manter o equilíbrio no trabalho é colocar o seu cérebro em atividade logo de manhã — e mover-se na direção certa (leia-se: na direção positiva e produtiva).

Em uma citação famosa, a escritora Ayn Rand define “lazer produtivo” como algo agradável, que mas que “usa a mente”. Ela aponta que deveria ser algo que requer “discernimento, julgamento, consciência” em vez de algo que requer resolução de problemas. Em outras palavras, é bom evitar a fadiga de decisão, reduzindo o número de escolhas que você faz na sua rotina e nas suas tarefas. Em vez disso, opte por passatempos produtivos.

Independente do que você escolher, as atividades devem ser interessantes e gratificantes para que você tenha motivação e produtividade. Assim, você conseguirá acordar e fazê-las todos os dias, com uma pitada de novos aprendizados ou com o uso da criatividade. Pessoalmente, eu gosto de variar um pouco entre ler e escrever meus projetos pessoais, junto com uma meditação curta, um passeio com meu cachorro e algumas receitas de smoothies.

3. Defina uma regra para sair na rua

Isso não é piada. É muito fácil querer ficar em casa e apenas sair para comprar o básico de mantimentos, especialmente quando o tempo lá fora não está muito bom. Mesmo que seja um objetivo muito fácil de atingir, colocar uma regra para sair na rua e ir a um local público (que não seja o mercado) pelo menos “uma vez a cada 24 horas” vai realmente lhe ajudar a sair de casa.

Veja esse jeito simples de colocar isso em prática: você pode usar o tempo em que estaria no trânsito para dar uma caminhada lá fora e pegar um pouco de ar fresco. Afinal, fazer exercícios moderados e com regularidade está diretamente associado a um aumento na produtividade, de acordo com a Harvard Business Review.

4. Crie playlists sempre

Ouvir música é bom para o cérebro, porque ativa o centro que nos traz a sensação de recompensa e ânimo. No entanto, pesquisas apontam que a maioria de nós diminui ou pára de descobrir músicas novas aos 30 anos!

De fato, dados de usuários do Spotify e do Echo Nest nos Estados Unidos revelaram que aos 33 anos, é provável que uma pessoa nunca mais ouça um novo tipo de música.😱 Então, tire o pé do freio e aproveite para encontrar músicas novas no Spotify e no Youtube. Use-os como suas ferramentas de home office. Músicas novas abrem a mente para aprender coisas novas e ter o “projeto paralelo” de criar playlists fornece a energia construtiva durante o dia todo de forma sutil. Além disso, você pode compartilhá-las com os amigos!

5. Deixe à vista as coisas que precisam de atenção

Fazer intervalos melhora a produtividade no home office, mas é muito fácil pular essas pausa quando não há ninguém por perto. Para evitar ficar com as nádegas coladas na cadeira, tente criar pausas regulares “necessárias” no seu ambiente:

  • Se assim como eu você ama música, coloque um vinil para tocar ao longo do dia a uma distância considerável da sua mesa, para que você tenha que se levantar para virar o disco a cada 30 min.
  • Deixe os petiscos e as bebidas longe de você.

De modo geral, se você não se lembra de levantar da mesa periodicamente, essas dicas para trabalhar em home office ajudam a criar movimentos simples no seu dia com coisas que interrompem a sua concentração a cada 20 ou 30 minutos e lhe dizem: “Ei, você deveria levantar e fazer isso por alguns minutos.” Quando fizer isso, concentre-se por alguns minutos nessa nova atividade para que ela se torne um intervalo de verdade.

6. Assista Netflix (é verdade esse bilhete)

Quatro estudos diferentes mostraram que a relação que você cria com suas séries favoritas, ou com as histórias que você só assiste mas não participa, podem criar um sentimento real de comunidade. Isso significa que assistir a um episódio do The Office quando você se sente um pouco para baixo pode ajudar a sentir menos solidão e mais pertencimento.

produtividade home office

7. Continue frequentando sua cafeteria preferida, parques e academia

Você pode seguir todas essas dicas para trabalhar home office e ainda sentir que falta um ingrediente chave para saber como manter o equilíbrio no trabalho remoto: as pessoas.

Nós precisamos das pessoas para sobreviver, para o nosso bem-estar emocional e inclusive para viver mais e de forma mais saudável. E infelizmente, está ficando mais difícil ter interações significativas com outras pessoas: um relatório da Cigna (texto em inglês) descobriu que apenas metade dos entrevistados tinham uma interação social presencial e significativa por dia. Por outro lado, a ciência afirma que, para fazer novos amigos, é necessário dedicar tempo

Uma pesquisa publicada no Journal of Social and Personal Relationships (texto em inglês) calculou que é necessário em média 50 horas com uma pessoa para que você a veja como um colega, outras 40 horas para que vocês se tornem amigos de verdade e um total de 200 horas para que você convide essa pessoa para a sua festa de casamento. Então, comece a frequentar lugares ou eventos que atraiam as mesmas pessoas regularmente. Esforce-se para conversar com elas e em pouco tempo você terá uma nova turma!

E como manter o equilíbrio no trabalho remoto mesmo?

Se você está em busca de dicas para trabalhar home office, a melhor coisa é relaxar um pouco e não se cobrar tanto. Ou, se for como eu, você pode simplesmente dançar no seu escritório — afinal, ninguém está vendo mesmo!

Trabalhar em home office pode lhe dar liberdade, flexibilidade de horário e um espaço criativo para pode chamar de seu. Aproveite para desenvolver seus próprios “hábitos estranhos” e para criar uma experiência diária que seja gratificante e pela qual valha a pena trabalhar. No mais, bom trabalho remoto por aí!😃


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