(11) 2942-0358
contato@veritasexacta.com.br

Rotina de limpeza para a sua doméstica em tempos de quarentena

Rotina de limpeza para a sua doméstica em tempos de quarentena

Ter uma rotina de limpeza para que a sua doméstica siga pode fazer com que os trabalhos sejam realizados de forma mais segura, rápida e organizada.

Organizar uma rotina pode ser perfeito para quem fez a redução da jornada de trabalho da doméstica ou para quem pretende fazer, já que os trabalhos podem ser terminados com mais rapidez.

Além disso, com uma rotina organizada, você sempre saberá o que a sua doméstica está fazendo e o que fará em seguida, evitando contatos desnecessários que poderiam prejudicar as duas partes.

Continue lendo e confira nossas dicas para montar uma rotina de limpeza na sua casa!

Tenha uma boa comunicação

A relação empregador-doméstica é muito próxima, então é fundamental manter uma boa comunicação, para evitar conflitos.

Em vez de chegar com tudo pronto e apenas pedir que a sua doméstica execute uma rotina de limpeza, pergunte a opinião dela e veja como podem fazer para que tudo seja conveniente para ambos.

Também é um bom momento para dizer a ela como você gosta que as coisas sejam feitas dentro da sua casa. Às vezes só com essa comunicação você pode ver grandes melhorias no serviço da doméstica.

Depois dessa conversa, e de deixar claro que a partir dali haverá uma organização de tarefas que vai beneficiar as duas partes, vocês devem, juntos, elaborar um plano de rotina.

Como montar um plano de rotina com a sua doméstica?

Você precisará colocar num papel, ou numa planilha, ou em qualquer outro lugar de sua preferência, os dias e as horas de trabalho da doméstica.

Depois, com a ajuda da sua colaboradora, liste todas as tarefas que você a contratou para realizar e classifique-as de 1 a 3, sendo 1 mais importante e 3 menos importante.

Tendo isso em mãos, divida o tempo da doméstica em blocos de meia hora. Se a doméstica trabalha 8h por dia, por exemplo, vocês terão 16 blocos de meia hora para preencherem.

Agora, vá preenchendo cada bloco de meia hora com as tarefas a serem realizadas, sempre tentando prever qual é o melhor horário para aquela tarefa, de forma que não atrapalhe a sua própria rotina e que se evite contatos desnecessários em tempos de COVID.

Periodicidade

Claro que não é só ir encaixando as tarefas aleatoriamente: é preciso pensar em eficiência.

Existem tarefas que devem ser realizadas diariamente, outras semanalmente, e outras mensalmente, dependendo da residência, então leve isso em consideração na hora de estabelecer horários fixos para as tarefas.

Tome o cuidado de não estabelecer tempos muito curtos para a realização de determinadas tarefas, já que isso poderia acabar sobrecarregando a trabalhadora.

Pergunte a ela quanto tempo ela acha que leva para fazer alguma tarefa e, juntos, estabeleçam os horários.

Claro que, depois de iniciada a nova rotina, a sua doméstica pode dar feedbacks sobre a funcionalidade da rotina de limpeza e se ela precisa de alguma alteração.

Tarefas diárias

As atividades que devem ser realizadas diariamente são a base da rotina, já que você pode estabelecer horários bastante fixos para sua realização.

Por exemplo, lavar louça é uma atividade diária e que pode ser estipulada para horários específicos para maior eficiência, como assim que ela chegar – louça do café da manhã – e depois do almoço – louça do almoço.

Outras tarefas comuns e que podem ser realizadas diariamente são:

  • Varrer;
  • Passar um paninho;
  • Organização geral da casa;
  • Recolher o lixo;
  • Fazer as camas.

Você pode estipular que essas atividades sejam feitas todos os dias nos mesmos horários, facilitando a rotina de limpeza da doméstica e te dando previsibilidade sobre as tarefas e os horários em que serão realizadas.

Tarefas semanais

Claro que vai depender de como você gosta que a sua casa seja cuidada, mas algumas tarefas podem ser realizadas apenas semanalmente.

Se a tarefa for semanal, você pode estipular apenas um dia da semana para que isso seja feito.

Algumas tarefas que podem ser semanais são:

  • Limpar a geladeira;
  • Lavar, passar e guardar roupas;
  • Passar lustra móveis;
  • Trocar roupas de cama e banho.

Aquela faxinada…

De vez em quando, também será necessário dar aquela faxinada geral.

Isso é extremamente personalizado, então fica difícil dizer como fazer isso na sua realidade.

Porém, agora que você já conhece o truque de organização pelos bloquinhos de meia hora, com certeza vai ter mais clareza para encaixar mais tarefas e pensar na faxina pesada.

CHECKLIST

Para que tudo fique mais fácil no começo, pode ser uma boa ideia criar um Checklist para a sua doméstica ir “tickando” as atividades quando completá-las.

Além disso, com essa simples prática, você pode saber, em 5 segundos e sem perguntar à doméstica, o que ela já fez e o que ainda precisa fazer.

Equipamentos de Segurança

Enquanto durar o COVID, o empregador também deve conceder os equipamentos de proteção individual (EPI), que são as máscaras, o álcool em gel, as luvas, etc.

Além disso, é preciso seguir as recomendações do Ministério Público do Trabalho para o emprego doméstico.

Só com esses cuidados é que será possível reduzir ao máximo as chances de contaminação.

Eficiência na limpeza doméstica

Temos certeza de que, seguindo essas dicas, você e a sua doméstica vão se surpreender com a produtividade que vão conseguir.

Através de uma boa organização, vai parecer que sobra tempo para as tarefas domésticas.

Além disso, com toda a organização, é possível, nesse tempo de pandemia, evitar contatos desnecessários e evitar comunicação direta, já que a doméstica sabe o passo a passo do que fazer!

Economia

Essas dicas são de organização e produtividade, mas garantimos que ela também pode fazer você economizar um pouco.

Isso porque vamos mostrar que, através dessas tarefas de organização, é possível que a doméstica termine todas as suas obrigações em menos tempo.

Desta forma, pode até ser você veja que vale a pena alterar o contrato da doméstica para o regime de jornada parcial doméstica, se 5 horas diárias fossem suficientes para a sua demanda.

iDoméstica na Pandemia

A iDoméstica está ajudando empregadores domésticos de todo o Brasil a administrar o eSocial e o contrato de trabalho da doméstica.

Temos certeza de que estamos evitando dezenas, centenas de problemas jurídicos ao administrarmos as coisas do eSocial dos nossos clientes.

Afinal, o período da pandemia vem sendo difícil para o empregador, que todos os dias é bombardeado com muitas novas informações.

É por isso que a iDoméstica preparou condições especiais para te ajudar EXCLUSIVAMENTE na pandemia.

Trata-se de um serviço que vai te livrar de toda a burocracia enquanto dura a pandemia ou por outro período à sua escolha.

Para saber mais sobre o que podemos fazer por você, é só entrar em contato com o nosso time de especialistas.

Fonte: idomestifcca.com.br

Fiscal Ti