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Confira algumas dicas para inovar nos negócios

Confira algumas dicas para inovar nos negócios

A pandemia causada pelo novo coronavírus afetou em cheio os pequenos negócios. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceira com a FGV, 87% das micro e pequenas empresas sofreram uma redução de faturamento devido a crise, sendo que 3% dos negócios acabaram fechando as portas. Conseguir crédito também não tem sido uma tarefa fácil, apenas 16% das empresas que solicitaram tiveram acesso.

Para conseguir se manter no mercado, diversas empresas precisaram se reinventar, apostando principalmente em canais digitais. Antes da chegada da crise, 47% das PMEs vendiam através das redes sociais, hoje esse número subiu para 59%.

A inovação e a tecnologia tem sido uma grande aliada dos empreendedores, porém, o processo não é tão simples. É comum encontrar dificuldades para tirar um plano do papel ou buscar uma estratégia para mudar os rumos da empresa durante a crise, pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas de inovação de grandes empreendedores.

Confira:

  • O que você quer não existe? Crie.

Frase de Paulo Veras, fundador da 99.

Assumir um posicionamento disruptivo pode significar, muitas vezes, fazer uma difícil escolha entre ouvir o conselho dos mais experientes ou seguir suas intuições. A empresa de mobilidade urbana 99 passou por isso em 2013, quando teve a ideia de criar um meio de pagamento próprio para smartphones, assumindo os riscos das transações.

“Óbvio que você não pode ser maluco e ignorar todos os conselhos que recebe, mas pense também no valor que desenvolver – e acertar – traria para seu mercado, em relação ao que a concorrência está fazendo”, diz Veras.

Frase de Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech.

Onde estão os grandes problemas estão as grandes oportunidades. O empreendedor Gustavo Caetano, fundador da startup de educação em vídeo Samba Tech, acredita que na hora de inovar em um novo negócio, os empreendedores precisam estar atentos às necessidades dos clientes.

“A área de saúde, por exemplo, tem um monte de oportunidades. As pessoas não param de ficar doentes, não param de ir ao médico, ao dentista, essa é uma área que é gigante, mal aproveitada”, disse Caetano.

  • Coloque as pessoas no centro

Frase de Fred Trajano, presidente do Magazine Luiza.

Muito do sucesso que o Magazine Luiza colhe hoje veio de mudanças feitas pela antiga presidente, Luiza Helena Trajano. Em um evento, Fred Trajano contou que um dos grandes méritos de sua mãe foi ter colocado seus próprios funcionários como o centro da empresa.

“Essa é muito uma característica de startup, a de diminuir a burocracia e focar no nosso propósito: democratizar a tecnologia. Não é só bater a meta do mês”, diz o empresário.

  • Crie uma cultura interativa

Frase de Ed Catmull, cofundador da Pixar.

No livro “Criatividade S.A: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração”, Ed Catmull, cofundador do estúdio de animação americano Pixar, conta como sua empresa conseguiu construir uma cultura baseada na inovação e criatividade. Para ele, um dos pilares mais importantes era garantir a interação entre as pessoas.

Enquanto ele presidia a empresa, os esboços dos filmes eram chamados de bebês feios, feitos para serem refeitos e aprimorados. Para o empresário, não era possível haver inovação replicando as fórmulas que deram certo no passado. Catmull acredita que a inovação necessariamente precisava passar pela coletividade e pelo processo de tentativa e erro.

Frase de Elon Musk, fundador da Tesla.

Ainda que os empreendedores devam se planejar para o sucesso, eles não podem deixar de ter um plano reserva para caso o negócio não saia como o planejado. O empresário Elon Musk, fundador da Tesla e da Space X, acredita que se uma ideia é importante, ela deve ser testada, ainda que o resultado mais provável não seja o sucesso.

Em entrevista ao programa americano de televisão “60 Minutes”, ele disse que esperava que a sua empresa de carros elétricos fracasse. “Mas eu pensei que pelo menos poderia mudar a falsa percepção que as pessoas têm de que um carro elétrico tem que ser feio, lento e entediante como um carrinho de golfe”, diz o empresário. Para Musk, o importante é arriscar.

Frase de Mark Zuckerberg, presidente do Facebook.

O segredo por trás do processo constante de inovação do Facebook vem do modelo de gestão adotado pelo fundador e presidente da companhia, Mark Zuckerberg. O empresário construiu a empresa seguindo o mantra “mova-se rápido e quebre coisas”, o que deu liberdade para seus engenheiros de software constantemente testarem novos projetos.

“No dia a dia, muitas das decisões que estou tomando são: ‘ok, isso vai destruir a empresa? Se não, deixe-os testar”, diz o fundador do Facebook. “Se o custo do teste não for muito alto, em geral, aprenderemos muito mais experimentando e deixando as equipes irem explorar as coisas que valem a pena explorar do que ter uma mão pesada isso”, afirma.

Frase de Steve Jobs, cofundador da Apple.

Ao voltar para a Apple após doze anos longe da empresa, Steve Jobs conseguiu inovar como nunca e oferecer ao mundo dispositivos de computação, telefonia e música revolucionários. O empresário acreditava que a saída para inovação era centrar os esforços no principal. “Inovação vem de dizer não para 1.000 coisas”, dizia Jobs.

Segundo o escritor Carmine Gallo, autor do livro “Faça Como Steve Jobs”, o empresário reduziu o número de projetos da Apple quando retornou à companhia, garantindo um time dedicado para cada um dos produtos.

No lançamento do iPhone, a estratégia foi a mesma. Enquanto outras companhias tentavam incluir diferentes funções e botões, ele apostou em um dispositivo simples e focado no usuário.

  • Tenha paixão pelo negócio

Frase de Jeff Bezos, fundador da Amazon.

Em junho de 2019, no evento da Amazon re:MARS, Jeff Bezos foi ao palco compartilhar com os presentes um pouco de suas ideias sobre ter sucesso no negócio. Um dos pontos destacados pelo empresário foi o da paixão pela empresa e pelo produto. Segundo Bezos, é preciso acreditar e gostar do negócio para que se tenha sucesso.

“Você vai competir contra aqueles que são apaixonados. Você tem que ser um missionário, não um mercenário. Paradoxalmente, os missionários terminarão ganhando dinheiro”, afirma Bezos.

Fonte: Exame

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