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conheça 8 ações principais e se destaque

conheça 8 ações principais e se destaque

Você sabe quais são as melhores ações de marketing para supermercados? Realmente essa pergunta não é fácil de ser respondida e, ao mesmo tempo, é bastante pertinente. Primeiramente, isso ocorre pelo fato de o departamento ser fundamental para o desenvolvimento das empresas no mercado, incluindo os mercados. Além disso, há diversas ações ou estratégias que podem ser implementadas e nem sempre é fácil escolher as que têm potencial de apresentar os melhores resultados.

As ações de marketing para supermercados são elementos essenciais para esse tipo de organização. Isso porque, a prática está associada a venda. Neste momento costuma-se surgir a seguinte dúvida: por que há essa associação?

As ações de marketing para supermercados visam anunciar, apresentar e vender os produtos da melhor maneira possível. Além disso, o trabalho dos profissionais desse departamento envolve justamente engajar as pessoas a fazer a compra de uma mercadoria.

Isso pode ser feito de diferentes maneiras e o aspecto mais importante é o conhecimento do público. Com esse entendimento, torna-se possível estabelecer uma comunicação direcionada com os interesses das pessoas. Com isso, os indivíduos tendem a estar mais identificados com a marca e, consequentemente, aumentam-se as chances de elas comprarem um produto ou serviço, ou mesmo recomendando a sua empresa aos amigos, o que contribuirá para aumentar a sua cartela de clientes.

Existem uma série de ações que podem ser implementadas, no entanto, não há uma regra exata ou uma estratégia que seja melhor para todos os tipos de empresas. As melhores estratégias de marketing para supermercados variam conforme as características de cada negócio e também do público.

Contextualizamos sobre a relevância do marketing para supermercados e imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente sobre a importância de investir em boas estratégias para obter resultados relevantes e conquistar o público de forma mais efetiva. Além disso, forneceremos dicas que o ajudarão a otimizar os resultados com as ações de marketing. Confira!

Marketing para supermercados: importância de investir em estratégias

O investimento em boas estratégias de marketing para supermercados possibilita a potencialização dos seus pontos fortes, a minimização de gargalos ou aspectos de melhoria. Além disso, pode-se aproveitar as oportunidades existentes e buscar formas de lidar com ameaças presentes no ambiente.

Os pontos fortes e fracos referem-se às questões internas do seu supermercado. Envolve a estrutura da sua empresa e também os recursos (funcionários, a parte financeira da organização etc.). São questões que podem ser controladas e, portanto melhoradas.

As ameaças e oportunidades, por sua vez, referem-se aos aspectos externos, ou seja, não podem ser controlados pela organização. Há diversos aspectos políticos, econômicos, tecnológicos, ambientais, mercadológicos, entre outros, que podem interferir positivamente ou negativamente no desempenho do seu empreendimento.

Essas questões são incontroláveis e inevitáveis. Isso reforça a importância de uma boa estratégia. Nesse momento, busca-se por alternativas para poder aproveitar as oportunidades da melhor forma possível e de afastar ou adaptar às ameaças que possam surgir. Esses aspectos, portanto, deixam o supermercado mais preparado para enfrentar as questões externas.

Os fatores internos e externos também se aplicam no departamento de marketing. O setor se encarrega por planejar e, na sequência, desenvolver estratégias que possam otimizar os resultados das empresas e discutiremos sobre elas ainda neste conteúdo.

Dicas para otimizar o marketing para supermercados

Existem diversas estratégias que contribuirão para otimizar o marketing para supermercados. Entre elas estão estimular os sentidos do consumidor, investir em rádio indoor, aplicar a psicologia dos preços, investir em digital, organizar os produtos de maneira estratégica, criar um ambiente aconchegante, utilizar música para supermercados e contar com rádio destinado a esse estabelecimento. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!

1.Estimular os sentidos do cliente

O cérebro humano tem uma grande capacidade de memorizar sensações, como cheiros, imagens, sons etc. Dessa forma, o marketing para supermercados pode aproveitar dessa questão com a intenção de justamente explorar as questões sensoriais das pessoas. Com essa prática, torna-se possível trabalhar com os sentidos das pessoas visando gerar o estímulo ideal para o consumo.

Trata-se de uma tática bastante ampla. Abrange, por exemplo, a parte olfativa. Nesse contexto, muitas empresas buscam aromatizar os ambientes com o objetivo de gerar sensações agradáveis aos indivíduos diante cheiros bons. Isso pode ser feito por meio do uso de borrifadores aromáticos.

A parte visual incentiva os indivíduos a valorizarem a questão visual das mercadorias. A boa iluminação, uma decoração harmônica e a utilização de alimentos frescos são fatores que podem gerar boas sensações nas pessoas.

Há ainda empresas que buscam estimular a parte gustativa. Nesse momento, busca-se conquistar o consumidor pela boca ao investir no serviço de degustação de produtos com o intuito de despertar a sensação imediata de prazer.

2.Investir em rádio indoor

O investimento em rádio indoor é uma das melhores ações de marketing para supermercados. Isso porque, essa prática pode ajudar a estimular a parte auditiva, ou seja, contribuirá para a construção de um ambiente mais agradável ao cliente.

Além disso, você pode aproveitar esse ambiente com a intenção de se comunicar com o consumidor. Dessa forma, aproveite esse veículo de comunicação com a intenção de divulgar as promoções e ofertas do seu mercado. 

É possível ainda estabelecer ações de comunicação interna. Trata-se de uma das principais práticas de engajamento dos funcionários e, portanto, de endomarketing. Somada com outras práticas (valorização salarial, planos de carreira etc.), o profissional tende a se sentir mais valorizado e, com isso, aumenta-se a retenção dos melhores talentos no empreendimento.

3.Aplicar a psicologia dos preços

As lojas de R$1,99 expandiram bastante com a implementação do plano Real. Trata-se de lojas populares que vendem produtos a preços baixos. Agora, você deve estar se perguntando: qual seria então a diferença em relação às lojas de R$2,00?

A principal diferença está justamente na percepção de preço por parte e muitos clientes. Isso porque, R$1,99 ainda está na casa de R$1,00, o que pode sugerir economia ao consumidor.

Vale ressaltar que a psicologia dos preços é bastante útil para incentivar as compras por impulso. Utilizando fatores psicológicos ao seu favor, torna-se possível aumentar o ticket médio do cliente e, assim, otimizar os resultados do seu empreendimento.

4.Investir em digital

Nem precisa detalhar muito sobre a importância dessa prática. As táticas de marketing digital vieram para ficar. Existem diversas estratégias que podem ser implementadas nesse contexto. 

Entre elas estão o desenvolvimento das táticas de marketing de conteúdo direcionados aos blogs e sites, gestão de mídias sociais, e-mail marketing etc. Todas elas visam anunciar, promover e divulgar os produtos ou serviços da melhor forma possível.

5.Organizar os produtos estrategicamente

A organização estratégica dos produtos nas gôndolas contribui para chamar a atenção das pessoas. Dessa maneira, o entendimento das características do cliente o ajudará a definir a melhor maneira de distribuir os produtos pelo supermercado.

Imagine que você tenha feito uma pesquisa e descobriu que as pessoas que compram, por exemplo, alimentos, costumam levar produtos de higiene pessoal pelo fato de ambos serem elementares. Nesse contexto uma boa ideia seria deixar os produtos alimentícios próximos em relação aos de higiene, facilitando a vida do consumidor.

6.Criar um ambiente aconchegante

Também vale muito a pena investir esforços com o objetivo de criar um ambiente aconchegante. Trata-se de um dos principais elementos que contribuem para atrair o cliente para a sua loja.

As lojas que desenvolvem um ambiente aconchegante desenvolvem um ambiente agradável e, consequentemente, tende a otimizar a experiência do cliente. Dessa maneira, aumenta-se as chances de a pessoa comprar no supermercado ou até mesmo retornar ao local. Além disso, alguns indivíduos poderão recomendar o mercado para os amigos. Muito bom isso, não é mesmo?

7.Utilizar música para supermercados

A utilização de música para supermercado é uma das principais ações de marketing para supermercados. Isso porque, trata-se de um dos principais estímulos sensoriais aos clientes, pois trabalha com a parte auditiva.

A utilização de músicas agradáveis pode contribuir para otimizar a experiência do cliente, pois torna o ambiente mais agradável. Dessa forma, aumenta-se as probabilidades de ele comprar no seu mercado. Trata-se, portanto, de uma das táticas que visam aumentar o número de vendas nas empresas.

8.Contar com uma rádio para supermercados

A rádio para supermercado também é fundamental no marketing para supermercados. Trata-se de um veículo de comunicação que pode ser utilizado para diferentes finalidades. Entre elas tocar os hits do momento, divulgar promoções, ofertas, comunicados etc.

Além disso, o rádio possibilita que a sua empresa estabeleça uma comunicação direcionada com os clientes, ou seja, de forma a atender os interesses das pessoas. Vale destacar ainda que você pode personalizar as playlists e não precisará tocar músicas indesejadas para o seu público ou ficar divulgando anúncios inesperados e que não se enquadram com o perfil do empreendimento.

Como você pode perceber, há diversas estratégias que podem ser implementadas com a intenção de otimizar o marketing para supermercados. As dicas que apresentamos, em uma análise inicial, podem parecer trabalhosas, no entanto, farão toda a diferença para o crescimento do seu empreendimento no mercado. Considerando os resultados que elas trazem, vale muito a pena investir nas táticas de marketing na sua empresa.

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