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Como ser um líder (independente do seu cargo)

Como ser um líder (independente do seu cargo)

Existem certas funções que demandam liderança. Por exemplo, se você é gerente e responsável pela gestão de uma equipe de 10 pessoas, é obvio que haverá oportunidades de mostrar suas habilidades de liderança.

Mas você não precisa estar em uma função de gerência para tomar a iniciativa e mostrar seu potencial de liderança.

Há muitas formas de aprender como ser um líder eficaz em cada estágio da sua carreira — não importa qual seja a sua função, cargo ou responsabilidades de trabalho.

Mas como fazer isso exatamente? Vamos ver como se tornar um líder, não importa qual seja seu cargo.

Porque é importante mostrar suas habilidades de liderança

Antes de saber como se tornar um líder independente do seu cargo, é importante entender porque as habilidades de um líder são importantes em todos os estágios de uma carreira.

E qual é o principal motivo? Se você quiser crescer e saber como desenvolver liderança, precisa mostrar a colegas e a quem lhe supervisiona que você já é líder — independente do seu cargo atual. Tomar a iniciativa e assumir a liderança em cada estágio da sua carreira vai mostrar às pessoas em cargos superiores que você é o tipo de pessoa que está preparada para expandir sua função e responsabilidades.

“Demonstrar potencial de liderança é importante em cada estágio da sua carreira porque você nunca sabe quem está lhe observando,” diz Dr. De’Andrea Matthews, diretora de Diversidade e Inclusão na Wayne State University e reconhecida pelo prêmio Top 100 Líderes em Educação do Global Forum for Education. Matthews começou sua carreira na Wayne State como técnica, que era para ser um emprego temporário, mas que a estabeleceu como líder em cada estágio de sua carreira na universidade levando-a, por fim, ao seu cargo atual de liderança. “Pode haver outras oportunidades naquela instituição ou por meio dos contatos a quem você serve atualmente para serem sua próxima entrevista de emprego ou carreira.”

Lauren-Kristine Pryzant, uma coach de negócios que se especializa em trabalhar com líderes em potencial diz, de forma parecida, que “cada emprego que você tem é um preparo para o próximo cargo. Frequentemente empregadores querem contratar e promover pessoas que já tem as habilidades necessárias para o trabalho. Então, quanto mais você puder mostrar seu potencial de liderança, mais será visto com alguém está preparado para o próximo passo.”

Certamente, saber como se tornar um líder — independente do seu cargo ou função — é obrigatório. Mas como fazer isso exatamente?

Tome a dianteira em assumir a liderança…

Uma das qualidades mais comuns (e mais importantes) da liderança é a iniciativa. Então se você quiser aprender como ser um líder, precisa abordar a sua função de forma proativa.

Se você vê algo que pode gerar mais produtividade no ambiente de trabalho, como um processo de comunicação ou um sistema para enviar arquivos, não fique apenas esperando alguém perceber e fazer alguma mudança. Tome a iniciativa e faça as sugestões de melhoria.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo,” disse alguém muito inteligente certa vez. 😉

“Se você vê uma forma mais eficiente de fazer as coisas, documente isso com dados para sustentar sua ideia e depois apresente-a,” diz Matthews. “Mesmo que não seja aceita imediatamente, a liderança já vai saber que você está pensando de forma proativa sobre a empresa e como ser mais eficiente com o tempo e os recursos.

E se a liderança de fato decidir acatar suas sugestões, você também deveria pensar em se voluntariar para liderar ou, no mínimo, contribuir para que essas sugestões se tornem realidade.

Proatividade e tomar a iniciativa são atitudes que mostrarão à gerência ou equipe de liderança que você é alguém que está pronto e com vontade de assumir mais responsabilidades, além de lhe ajudar em progredir na sua carreira durante o processo.

Mas não vá além dos seus limites

Claro, você quer mostrar que tem o que é necessário para se tornar um líder. Mas isso não significa que você deva começar a encabeçar qualquer projeto, fazer mudanças ou assumir responsabilidades para as quais não tem as habilidades ou experiência para lidar.

“É preciso ter cautela para não ir além dos limites da sua posição,” diz Pryzant.

Antes de assumir ativamente a liderança de quaisquer projetos ou responsabilidades, certifique-se de que a pessoa que lhe supervisiona diretamente sabe disso. Mostre que você tem as condições e a vontade para ir um passo além nas funções de liderança e pergunte como você pode fazer isso dentro do seu cargo atual. Você poderia, por exemplo, ajudar com um outro projeto ou iniciativa dentro da organização? Mesmo que não seja algo diretamente relacionado a suas responsabilidades diárias, podem existir oportunidades para adquirir mais visibilidade em outras equipes e departamentos.

Você também deve considerar procurar um pessoa para ser uma mentora de liderança dentro da sua empresa. Receber conselhos e aprendizados de um líder que você admira pode ajudar a desenvolver suas habilidades de liderança, além de fazer desabrochar o potencial de liderança que tem dentro de você “Um bom líder deve primeiro saber como ser liderado,” diz Matthews.

Coloque os trabalhos nos bastidores

Existem dois lados da liderança. O primeiro é o lado visível; por exemplo, encabeçar um projeto ou liderar uma reunião geral de equipe. Mas também tem uma parte da liderança que acontece nos bastidores, o trabalho não visto que é essencial, mas nem sempre reconhecido. E isso é tão importante quanto os aspectos mais visíveis da liderança.

Se você quer aprender como ser um líder hoje, uma das melhores coisas que pode fazer é trabalhar nos bastidores — e isso significa ler muito.

“É necessário disciplina, mas alguém que deseja liderança deveria ser um leitor, pois leitores são líderes,” diz Matthews.

Dedique ao menos algumas horas por semana a ler conteúdos que farão de você aprender como ser um líder melhor, quer sejam livros sobre liderança ou conteúdos digitais, como blogs de liderança. Se você aprende melhor ouvindo, também existem vários podcasts de liderança que você pode acompanhar.

É muito importante consumir conteúdos que lhe ajudam a se manter por dentro do que está acontecendo no setor e dentro da sua organização.

“Acompanhe as tendências do setor, notícias importantes do mercado e como elas podem impactar a sua área e/ou a sua posição,” diz Matthews. “Esse conhecimento vai ser útil e as pessoas próximas saberão que você presta atenção ao que mais importa.”

Conclusão? Quanto mais você lê, mais você cresce — como pessoa e como líder.

Faça seu marketing pessoal

Se você está conseguindo aprender como ser um líder de sucesso, é provável que está sentindo um certo nível de autossatisfação. É muito bom saber que você está se esforçando, assumindo mais responsabilidades e dando os passos necessários para tornar você e sua equipe melhores.

Mas todo o esforço que você está colocando não vai lhe ajudar (oficialmente) a crescer como um líder dentro da sua organização se ninguém souber disso.

A auto promoção (ou marketing pessoal) é desconfortável para muitas pessoas, mas mostrar suas conquistas e deixar seus superiores saberem exatamente o que você está fazendo para incorporar mais responsabilidades de liderança na sua posição atual é essencial se você quiser aproveitar esses esforços para crescer na carreira.

Se você não está super confortável em colocar os holofotes nas suas próprias conquistas, comece reconhecendo o sucesso de outros membros da equipe. Lindsey Lathrop, Coach de negócios e co-fundadora da Genclusive explica essa tática: “Normalize a autopromoção de si mesmo e da sua equipe… e estabeleça a prática regular de compartilhar as vitórias entre vocês.” Lathrop também é facilitadora global do #IamRemarkable (em português, “eu sou incrível), uma iniciativa do Google que visa empoderar mulheres e outros grupos sub representados para celebrar suas conquistas no ambiente de trabalho.

“Pode ser tão simples quanto começar a reunião semanal com uma rodada rápida de conquistas. Dessa forma, todas as pessoas praticam falar em voz alta (ou digitar no chat) e veem o que seus colegas estão compartilhando.” – Lindsey Lathrop

Assim que estiver mais confortável em compartilhar suas conquistas em grupo, esforce-se para aprender como comemorar o sucesso com a equipe e promover as habilidades e responsabilidades de liderança de forma mais estratégica.

“Eu recomendo bloquear um tempo de ‘marketing pessoal’no seu calendário,” diz Lathrop. “Durante esse tempo, procure formas de colocar o seu desenvolvimento e conquistas de liderança no centro, quer seja solicitando uma reunião com a gerência para discutir seus projetos recentes de liderança ou preparando um post sobre liderança e falando com a equipe de conteúdo para ver se você consegue publicar no blog da empresa ou enviar no canal de colaboradores do Slack.”

A questão é, se você quer ser visto como um líder, precisa criar a visibilidade de si mesmo como líder, então tire um tempo toda semana para aparecer — mesmo que não seja confortável no começo.

Como se tornar um líder “liderando para cima”

Se você está em uma posição júnior, pode ser difícil descobrir como assumir mais responsabilidades de liderança no cargo atual. Quem você deve liderar se é a pessoa mais júnior no seu departamento?

A boa notícia é que você não precisa de pessoas abaixo de você para aprender como ser um líder de sucesso. Na verdade, uma das formas mais eficientes de se aprender como ser um líder bem cedo na sua carreira é “Aprender como liderar para cima,” diz o consultor de desenvolvimento de liderança, Doug Noll. Liderar para cima significa assumir um papel de liderança com pessoas dentro da sua organização estão mais à frente nas suas carreiras (como gerentes ou supervisores) e encontrar formas de mostrar suas habilidades de liderança e tornar a vida dessas pessoas um pouco mais fácil. “A chefia precisa que você lidere antecipando problemas, oferecendo soluções e pensando à frente,” diz Noll.

Se você não sabe ao certo como ser um líder que gerencia para cima, comece se perguntando “quais habilidades e conhecimentos a chefia precisa? Em seguida, aprenda e domine isso,” diz Noll.

Ou, se você quiser uma abordagem de liderar para cima mais voltada para a equipe, pode se perguntar “o que faria a sua divisão, departamento ou equipe mais eficiente, produtiva, lucrativa,” diz Noll. “Em seguida, vá aprender o que é necessário para conquistar melhores resultados..”

Por exemplo, se você vê gerentes lutando para lidar com uma pilha de e-mails todos os dias, tome a iniciativa de pesquisar ferramentas de gestão de e-mails e criar uma apresentação que mostra os prós e contras de cada uma e como as ferramentas podem resolver seus problemas atuais com e-mails.

‘Liderar para cima’ é uma ótima forma de apresentar suas habilidades naturais de liderança, mesmo que você esteja bem no começo da sua carreira — e isso também pode mostrar à gerência que você tem o que precisa para dar um passo além.

“Quando você lidera para cima, está demonstrando valor no momento e, mais importante do que isso, que vale a pena investir no seu desenvolvimento de liderança,” diz Noll. “Quando as promoções aparecerem, que pessoa será lembrada? Aquela que mostrar mais potencial para liderar.”

Seja o líder que você quer ser não importa o seu lugar no organograma da empresa

Não importa qual a sua função, o cargo que você tem ou quantas pessoas estão abaixo (ou não) de você. Você pode aprender como ser um líder agora mesmo — e com essas dicas de carreira, já tem um ótimo ponto de partida. Então, o que você está esperando? Vai lá e comece a liderar — não importa que nível você está!

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