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Como fazer a gestão da sua empresa na pandemia? 10 dicas imperdíveis!

Como fazer a gestão da sua empresa na pandemia? 10 dicas imperdíveis!

Com os momentos de tensão atuais, muitos empresários estão se perguntando como fazer a gestão da sua empresa na pandemia? A crise mundial causada pelo Coronavírus tem deixado um rastro de destruição pelos mais diversos países e, aqui no Brasil, não tem sido diferente. 

Além do número cada vez mais baixo de pessoas que se arriscam a sair para fazer compras, o final do auxílio emergencial e o medo do desemprego tem feito os consumidores frearem ainda mais o seu consumo. Atualmente, para economizar e estar precavido para o futuro, que não sabemos como vai ser, as pessoas têm gasto somente em alimentos e nas contas de casa.

E o empresário segue nesse cenário, também sem saber o que vai ser do futuro mas não querendo dar tons de tragédia a esta situação toda. 

Com tudo isso, o empresário brasileiro tem feito o que sabe fazer melhor: trabalhar com afinco e energia. Fazendo aquilo que ele sabe fazer muito bem: superar crises.

Pensando em ajudar todos os donos de pequenos negócios que leem o nosso blog, a gente está trazendo mais um artigo com dicas para facilitar a gestão do seu negócio. Afinal, este não é o melhor momento para perder dinheiro e clientes.

Este é o momento em que cada empresário tem de tirar energias do fundo do seu peito e continuar tendo a coragem para derrubar mais este desafio.

Vamos às nossas dicas?

Como fazer a gestão da sua empresa na pandemia? As melhores dicas:

A gente já fez diversos outros artigos com o objetivo de trazer dicas para o empresariado durante esta crise sanitária. São eles:

Além destes artigos, vale a pena dar uma passeada pelo nosso blog. A gente segue, como sempre, trazendo os melhores artigos com dicas e planejamentos para você gerenciar cada vez melhor a sua empresa, independente do momento pelo qual o país esteja atravessando.

Agora, sim! Vamos às nossas dicas:

1. Conheça todas as suas despesas

Esta é a primeira dica porque é uma das mais importantes: conheça todas as suas despesas, tanto as do momento presente quanto as que podem ser previstas para o futuro. Aqui, um dos segredos é estar sempre atento aos seus custos fixos. Depois, é importante que você conheça as outras despesas eventuais, assim como, que você tenha todos os seus gastos controlados. Conhecer os gastos da sua empresa vai evitar que você tenha surpresas indesejáveis e vai permitir que você tenha a sensação de segurança, pois com os gastos em mente você sempre vai saber quanto de dinheiro deve ter em caixa em cada período.

2. Organize seus gastos

Agora que você já sabe como andam os seus gastos com as dicas e planilhas acima, chegou o momento de organizar a sua empresa de forma a reduzir todos estes custos.

Este item é bastante importante porque analisar os setores do seu negócio que não estão rendendo como deveriam, ou produtos que não estão vendendo bem e devem ir para promoção, vai permitir que você aumente seus ganhos com produtos que estão parados e, também, ajudar você a perceber quais setores você deve priorizar menos na sua empresa. 

Quanto mais global for a visão que você tiver dos gastos da sua empresa, melhor você vai conseguir enxugar custos e poupar nesse momento de pandemia

3. Descubra quanto dinheiro a sua empresa tem na rua

Uma empresa tem sempre muitas contas a pagar. Mas, por outro lado, sempre há, também, muitas contas a receber. Em um momento de urgência como o que estamos vivendo, pode exigir que você faça uma análise mais aprofundada de quanto dinheiro você tem na rua. Isso vale, não só para os débitos que os clientes inadimplentes têm com a sua empresa, mas também, com todos os valores que você pode, de certa forma, antecipar quando precisar, como os recebíveis antecipáveis dos pagamentos em cartão de crédito. Isso pode tirar você de uma emergência.

4. Aumente as suas formas de lucrar

Muitas vezes, quando as nossas vendas estão na sua margem normal, acabamos nos acomodando. Não criamos promoções, não anunciamos da maneira que podemos e ficamos satisfeitos somente com as vendas tradicionais.

Mas, como estamos percebendo agora, parece que essa pandemia vai demorar para passar e precisamos ampliar cada vez mais as nossas formas de trazer lucro para os nossos negócios.

Por isso, todas as promoções que a gente tem a chance de fazer agora devemos fazer. Além disso, é possível aumentar a fidelidade da sua clientela oferecendo serviços que você não costumava oferecer, como: entregas, pagamento via PIX, divulgação dos seus produtos virtuais, entre outros.

5. Crie uma reserva de emergência

Sim, sabemos que esta dica é difícil em momentos como o que estamos atravessando. Entretanto, essa dica pode ser algo que vai salvar a sua empresa mais adiante, uma vez que não sabemos quando essa pandemia vai acabar. 

Utilize as dicas que demos acima para cortar gastos, vender mais produtos e aumentar a sua margem de lucros e separe sempre um montante para formar um fundo de reserva para o seu negócio. 

Em tempos de crise é melhor depender de valores que você tem guardados do que depender de empréstimos.

6. Amplie suas plataformas

Em um momento como o que estamos passando, não basta se ater somente a vendas feitas de maneira presencial. Temos que investir no online, já que é no online que os clientes estão em um momento em que não podem sair de casa.

Se o seu cliente está na internet, é lá que a sua empresa deve estar também. Por isso, invista na divulgação dos seus produtos nas mais diversas plataformas e redes sociais. Aqui mesmo no blog a gente trouxe vários passo a passos que podem ensinar você a fazer isso:

7. Invista no bem estar dos seus funcionários

Não é só você que está cheio de preocupações com a pandemia de Covid-19. Seus funcionários também estão no mesmo barco, preocupados, não só com a contaminação mas, com a contaminação de seus filhos, com a manutenção dos próprios empregos, com as contas que, provavelmente atrasaram, e muito mais.

Por isso, mais do que nunca, é o momento de agir como uma família dentro da sua empresa. Como eu disse acima: estamos todos no mesmo barco.

Se você ainda não tem um profissional dedicado a ajudar o aspecto psicológico de seus colaboradores, seria ideal pensar nisso. Além disso, seria muito bom também, se você tivesse a possibilidade de deixar alguns deles se revezarem em trabalhos feitos em casa. Isso se a sua área de atuação permitir, claro.

8. Invista em uma boa relação com seus fornecedores

Como sempre dizemos aqui no blog: uma boa relação com os seus fornecedores pode trazer inúmeras vantagens. Além dos descontos que você pode receber por fazer pedidos de maneira antecipada e organizada, neste momento de pandemia essa relação deve ser ainda mais próxima.

Como é um período de baixas negociações, você e seus fornecedores podem trocar informações sobre os melhores caminhos e sobre quais as melhores formas de pedir remessas de novos produtos.

Com tudo mudando do jeito que está, isso pode ser ideal para que você mantenha seus estoques com novidades atrativas mesmo com baixas vendas.

9. Melhore suas opções de pagamento

Nem preciso dizer para você que hoje em dia os clientes preferem pagar por meios digitais. Atualmente, poucas pessoas ainda andam com dinheiro no bolso. Por isso, se você ainda não aceita pagamentos via cartão de crédito e débito, este é um grande momento.

Recentemente, uma opção ainda mais simples, inovadora, inclusiva e abrangente de pagamento chegou ao mercado. O Pix. Se você ainda não aceita pagamentos via PIX na sua empresa, a gente fez dois artigos que vão te ajudar nisso:

10. Fique atento ao seu fluxo de caixa

Essa dica não poderia faltar, não é? Mais do que nunca é preciso estar atento ao fluxo do seu caixa. Quanto entra e quanto sai da sua empresa a cada período. Esse controle vai ajudar você a ter uma visão mais ampla de como anda a saúde do seu negócio e de quebra você ainda evita de perder dinheiro.

11. Automatize os processos da sua empresa

Se em momentos normais o pequeno empresário não pode perder tempo, imagine em tempos surreais como os que estamos vivendo. Por isso, você deve automatizar todos os processos que puder dentro do seu negócio. Não só para não perder tempo mas, também para não perder dinheiro.

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