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4 passos para avaliar solicitação de ajuste de ponto

4 passos para avaliar solicitação de ajuste de ponto

O ajuste de ponto é uma solicitação frequente feita aos departamentos de Recursos Humanos, o que, muitas vezes, acaba por onerar os processos da área.

Para tornar o RH cada vez mais estratégico é importante que algumas tarefas sejam delegadas, de modo a diminuir o volume de trabalho e permitir que o setor foque em atividades menos operacionais.

Com o FolhaCerta a gestão das horas dos colaboradores pode ser feita de maneira muito mais rápida pelos próprios gestores das áreas, tornando o processo mais simples e seguro.

Diante dessa facilidade pode surgir a preocupação em como os gestores lidarão com essa atividade, uma vez que este conhecimento nem sempre faz parte do seu escopo de trabalho.

Pensando nisso, listamos alguns passos para ajudar tanto os líderes das áreas quanto o próprio RH a avaliar a solicitação de ajuste de ponto.

Passo 01 – Estabeleça uma periodicidade de consulta

Deixar os ajustes de ponto para o último dia não é recomendável. Com o FolhaCerta é possível visualizar diariamente as marcações de todos os colaboradores. Dessa forma, os gestores podem solicitar com antecedência os ajustes necessários.

Não é preciso que a consulta seja feita todos os dias, mas ao menos uma vez por semana é bom verificar as marcações da equipe.

Passo 02 – Empodere a equipe

A marcação de ponto é responsabilidade do colaborador, sendo assim, procure torná-lo de fato responsável por esta atividade.

Oriente a equipe a verificar diariamente todas as marcações e a enviar as solicitações de ajuste tão logo percebam esta necessidade.

Com o FolhaCerta todas as marcações podem ser consultadas no próprio celular do colaborador, o que facilita a verificação de marcações incorretas ou esquecimentos.

Passo 03 – Determine um prazo para as solicitações de ajuste

O RH é uma área que trabalha com muitos prazos e é importante que toda a equipe colabore para que eles sejam cumpridos.

As marcações de ponto estão diretamente relacionadas com a folha de pagamento, sendo assim, erros nos apontamentos ocasionarão também erros nos salários.

Dessa forma, é imprescindível que seja indicada uma data limite para que os ajustes de ponto sejam realizados, de modo que não haja atrasos ou erros nos pagamentos.

Passo 04 – Avalie as solicitações

Com o FolhaCerta as solicitações de ajuste são avaliadas pelo próprio gestor da área através do Painel Gestor, sem a necessidade de aprovação do RH.

Nem todas as solicitações serão possíveis, assim, é importante considerar três pontos fundamentais:

Legislação Trabalhista

A CLT permite algumas justificativas, mas para que aconteçam é necessário que o colaborador apresente um documento Legal, tais como:
– Atestado/afastamento médico;
– Declaração de Horas;
– Certidão de Casamento (para licença gala);
– Atestado de Óbito.

Acordo/Convenção Coletiva

Os acordos e as convenções coletivas também devem ser considerados nos ajustes, uma vez que podem estabelecer justificativas não previstas na CLT.

Política da Empresa

Algumas empresas possuem políticas específicas para situações não considerados pela CLT, tais como os casos de “abono chefia”.

O FolhaCerta pode ser ajustado para cada uma das situações previstas acima. Com isso, será possível muito mais agilidade para sua empresa e facilidade nos processos de RH.

Fonte: Folha Certa

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