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Empreendedor: confira 6 dicas para ter um negócio de sucesso

Empreendedor: confira 6 dicas para ter um negócio de sucesso

– Tempo de leitura: 8 minutos.

Já pensou em ter um negócio de sucesso? Se a resposta for sim, este conteúdo é para você. No Brasil, ter o próprio empreendimento é uma das 4 maiores vontades da população, junto com ter carro e casa próprios e viajar mais, conforme apontou o último levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

A mesma pesquisa indicou que mais de 30% da população almeja ter o próprio negócio, fato que colocou o Brasil entre os países com maior número de empreendedores potenciais. Nesse sentido, algumas dicas apoiam o empreendedor, frente aos desafios de estruturar uma empresa com bom desempenho.

A primeira dica é a escolha do mercado de atuação, que deve considerar tanto o histórico do setor, quanto as perspectivas de futuro. Nesse cenário, a Certificação Digital se destaca, registrando crescimento consistente de 2 dígitos por ano.

Quer mais dicas para ter um negócio de sucesso? Continue a leitura.

Desafios e oportunidades

O empreendedorismo vem crescendo a cada ano no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde vemos uma imensa variedade de opções para se fazer negócio, como abrir um comércio para venda de produtos e serviços.

Mesmo em meio à pandemia do Coronavírus, o empreendedorismo brasileiro cresceu, gerando novos empregos. Foram 293,2 mil novos empregos gerados pelas micro e pequenas empresas (MPEs) somente durante o ano de 2020.

Quanto à abertura de empresas na modalidade Microempreendedor Individual (MEI), foram mais de 2 milhões de pedidos. As informações são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os setores que mais tiveram pedidos de registro de abertura de empresas em 2020 foram:

  • Serviços (46,4%);
  • Comércio (34,8%);
  • Indústria de transformação (9,5%)
  • Construção civil (8,1%).

Apesar de os números serem favoráveis, diversos motivos fazem com que ainda não seja fácil empreender no Brasil. São inúmeros os desafios que batem à porta todos os dias, como burocracia, impostos e legislações.

Por isso, para se construir um negócio de sucesso é imprescindível dedicação, conhecimento, parcerias estratégicas e uma postura resiliente, adaptável e capaz de identificar as mudanças no mercado e nas demandas dos clientes.

Dicas para ter um negócio de sucesso

Definitivamente, não há um único caminho para o sucesso, nem apenas uma forma que seja considerada a adequada. Isso porque cada caso é único, e ele depende de inúmeros fatores, como:

  • Idade da empresa;
  • Setor de atuação;
  • Sazonalidade;
  • Burocracia e legislações específicas.

Entretanto, ao observar a trajetória de grandes empresas e o histórico de um negócio de sucesso, é possível identificar  um certo padrão. Assim, se, por um lado, não há uma receita pronta, por outro algumas características são fundamentais e indispensáveis. Entre esses aspectos, listamos:

  • Gestão financeira;
  • Networking e parcerias;
  • Produtos e serviços;
  • Atendimento;
  • Marketing;
  • Soluções tecnológicas

Vamos falar sobre cada um deles mais detalhadamente. Siga conosco e confira!

Gestão financeira

O primeiro e um dos mais importantes desafios para que um empreendimento seja um negócio de sucesso é o caixa.

A gestão financeira é imprescindível, e deve ser realizada de maneira profissional, transparente e com regularidade. É impossível haver a sustentabilidade do negócio a longo prazo sem que haja uma gestão financeira eficiente.

O fluxo de caixa está entre as principais demandas de um negócio de sucesso. Ou seja, ter em mente — e no papel — quanto entra e quanto sai do caixa da empresa a cada período é fundamental.

Somente com a gestão financeira em dia é que é possível realizar investimentos e firmar compromissos com parceiros.

Networking e parcerias

As parcerias são uma das ações mais importantes que um empreendedor deve tomar. O networking é intrínseco à atividade empreendedora, independentemente de em qual ela se desenvolva.

O estabelecimento e a manutenção de redes de contatos profissionais pode levar o seu negócio a outro patamar. Por isso, as parcerias são importantes para o bom funcionamento do seu negócio, especialmente quando tratamos de:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Colaboradores;
  • Investidores;
  • Sócios.

Nesse cenário, a Soluti se destaca ao viabilizar Programas de Parceria específicos para o perfil de cada empreendedor. De forma complementar, a IDTech conta com portfólio completo de soluções que aumentam a eficiência operacional e otimizam os processos de diferentes instituições, contribuindo assim para a gestão da informação e da relação da organização com os seus públicos.

Produtos e serviços

O consumidor moderno não se preocupa apenas com o preço que pretende pagar por um produto ou serviço. Se tiver a percepção de que há valor agregado naquilo que compra, ele está propenso a pagar mais caro.

E isso é válido para ambos, produtos e serviços, independentemente do segmento em que a empresa está.

A seleção de bons fornecedores e a otimização da logística de entrega e distribuição entram nesta conta também. Entregar a melhor solução significa dar ao público aquilo que ele considera mais funcional e eficiente para a demanda.

Atendimento

Este é um dos setores estratégicos de toda companhia, não obstante o seu tamanho ou ramo de atividade.

O atendimento, seja presencial ou online, deve ser sempre profissional e cordial. Ele é um dos pilares da aquisição e retenção de clientes, e o trabalho deste setor com o marketing é vital.

Por isso, o investimento em treinamentos de equipe e atualização dos profissionais dessa área é crucial.

Marketing

Uma importante ferramenta dos negócios, o marketing é outro setor estratégico, e deve ser gerido profissionalmente. Seu alto potencial de transformar uma ideia em um negócio de sucesso, faz do marketing um instrumento indispensável.

O serviço pode ser realizado tanto por uma equipe interna, destinada para este fim, quanto por uma empresa terceirizada. O time de marketing deve possuir trânsito pelos demais setores. De forma complementar, as estratégias de marketing devem ser claras e comunicadas a todos os membros da organização.

Uma das importantes ferramentas é o marketing digital, que permite a comunicação da empresa com seu público.

Soluções tecnológicas

Como última recomendação, trataremos sobre a importância da inovação e das ferramentas tecnológicas.

A tecnologia deve estar sempre à serviço das pessoas e empresas, trazendo benefícios e facilidades. Por esse motivo, ter agilidade nos processos, eficiência nos trâmites, segurança e proteção dos dados são imprescindíveis.

Assim, a adoção de funcionalidades tecnológicas pode fazer uma empresa ter sucesso e se destacar diante da concorrência. É nesse contexto que o uso dos Certificados Digitais tem ganhado espaço, afinal, eles viabilizam a digitalização segura dos processos.

Assim, o mercado de Certificação Digital está em franca expansão, e traz inúmeras facilidades e possibilidades. Desse modo, investir nesse setor é uma possibilidade atrativa para quem quer se tornar um empreendedor.

A Soluti, líder nacional nesse mercado, é referência quando o assunto são bons resultados. Por isso, se você pretende investir nesse segmento, clique aqui e conheça os Programas de Parceria.

Fonte: Soluti

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