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O que é a responsabilidade social de uma empresa? Entenda mais!

O que é a responsabilidade social de uma empresa? Entenda mais!

Nos dias atuais, já é notável o quanto a responsabilidade social é importante para o desenvolvimento do mercado de trabalho e  para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Contudo, ainda que seja um tema bastante discutido, ele continua gerando diversas dúvidas.

Isso porque, esse assunto está diferentemente ligado às ações que a empresa adota para contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Mas, esse tema continua sendo deixado de lado por algumas empresas, que ainda não sabem a importância da responsabilidade social para que os negócios deslanchem.

Portanto, neste artigo, falaremos sobre o conceito de responsabilidade social e qual a importância da prática para as empresas. Além disso, mostraremos as vantagens que ela pode trazer para a companhia e colaboradores quando aplicado de maneira correta.

Veja o que abordaremos aqui:

Acompanhe a leitura!

O que é responsabilidade social?

De um modo geral, o conceito de responsabilidade social é basicamente tudo aquilo que uma instituição pode fazer em prol da sociedade. Ou seja, pode ser também o modo de pensar e agir de forma ética nas relações que uma companhia possui.

Embora esteja relacionada a empresas, a prática pode estar ligada também a uma ação, que é realizada por pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de contribuir com ações para melhorar a sociedade e fazer com que ela seja mais justa.

Sendo assim, qualquer um pode praticar ações voluntárias com o objetivo de trazer mais bem-estar comum.

É importante lembrar que responsabilidade social são práticas voluntárias das empresas para o seu meio social como um todo, como, ações que beneficiam de algum modo a sociedade. Ela pode ser de forma externa, como revitalizar alguma praça, ou até mesmo interna, com fornecer um curso de capacitação profissional.

Como funciona esse conceito nas empresas?

Quando a empresa está ligada ao conceito de liderança sustentável, ela se baseia em três âmbitos: cultural, social e ambiental.

Por isso, o primeiro está diretamente ligado à construção da cultura ética organizacional. Já o segundo traz a ideia de que a empresa tem o objetivo de servir à sociedade e o lucro é o resultado dos esforços que foram empregados com esse fim.

O terceiro é a preocupação da empresa em conversar e proteger o meio ambiente. Já que uma empresa socialmente responsável está sempre envolvida em ações que beneficiam o planeta.

Então, quando uma companhia decide o que quer fazer, ela normalmente leva em consideração esses três pontos e então determina o que fará.

Tipos de responsabilidade social

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem tipos de responsabilidade social e é importante que uma empresa entenda as diferenças entre elas, para que assim não haja nenhum tipo de problema no futuro.

Veja:

Responsabilidade Social

Como dissemos antes, essa responsabilidade engloba as ações voluntárias de empresas que atuam em benefício do seu público, tanto interno quanto externo.

Responsabilidade corporativa

A responsabilidade corporativa está relacionada com preocupações sociais voltadas principalmente ao seu ambiente de negócios ou ao seu quadro de colaboradores, já que ela tem como objetivo cuidar daqueles que fazem parte da empresa.

Portanto, ela diz respeito à forma como a companhia se relaciona com o capital humano, ou seja, as pessoas em volta dela. Isso vai desde a preocupação da empresa para com seus funcionários, com saúde e salários, até mesmo com a família dos trabalhadores e a comunidade em que está inserida ou causas sociais maiores.

Sendo assim, a maneira como a empresa se relaciona com todos ao seu redor é seu ponto principal de partida e ação e isso pode determinar tudo para ela, caso não seja feito da maneira correta.

Responsabilidade socioambiental

Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que uma empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente, além das obrigações legais e econômicas.

Aqui, a companhia deve visar o desenvolvimento socioambiental em primeiro lugar e ligar a sociedade com o meio ambiente, já que eles precisam saber que suas ações afetam o ambiente.

Ainda que seja muito importante, esse tipo de responsabilidade social é mais comum em empresas que impactam diretamente no meio ambiente e devem oferecer soluções à comunidade em que atuam.

Qual a importância da responsabilidade social?

Hoje em dia as pessoas não estão apenas preocupadas com campanhas, mas com ações que realmente façam a diferença para a sociedade de um modo geral e beneficie a todos. Por isso, a responsabilidade social dentro das empresas, acabou se tornando um fator de competitividade no mercado.

Um dos motivos para isso foi o aumento do consumo mais consciente, as pessoas estão cada vez mais procurando por produtos e serviços que se preocupam com a conservação do meio ambiente e também com o desenvolvimento da sociedade.

Então, se a empresa quer construir uma imagem melhor, investir em responsabilidade social é o caminho certo.

Benefícios da responsabilidade social

Ainda que os benefícios obtidos pelas empresas socialmente responsáveis sejam incalculáveis, é fundamental destacar alguns, tais como:

Fortalecimento da marca

Já não é mais novidade para ninguém, que ter um bom nome e uma boa reputação são dois dos bens mais preciosos que uma empresa pode possuir. Logo, ao mostrar que a sua empresa está empenhada em criar um impacto positivo, esse esforço é reconhecido.

É fundamental ressaltar que compartilhar as suas iniciativas nas redes sociais da empresa ou com meios de comunicação vai ajudá-lo a promover não só os objetivos e as causas, mas também a aumentar o reconhecimento positivo da companhia.

Atração de investidores

Ter uma boa estratégia de responsabilidade social pode gerar novos ritmos nas relações, reforçar as ligações e até potenciar novos desafios, o que chamará atenção de novos investidores, enquanto ao mesmo tempo em que a sua produz um impacto positivo na sociedade.

Melhora da satisfação dos colaboradores

Aqui será como um efeito dominó. Isso porque, os colaboradores de uma empresa sentem-se mais motivados e, consequentemente, são mais produtivos quando sabem que estão contribuindo para um mundo melhor.

Portanto, promover iniciativas como voluntariado, estimula o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores, fazendo com que eles consigam trabalhar melhor em equipe, desenvolvendo um ambiente de trabalho mais feliz e positivo.

Quais ações o RH pode promover para uma melhor responsabilidade social?

O principal intuito da responsabilidade social nas empresas é estabelecer padrões para uma gestão ética, focada no bem-estar dos colaboradores e da comunidade. Além disso, ações também devem estar voltadas para a redução de impactos no meio ambiente.

Em uma empresa, encontramos responsabilidade social em diversos setores, como o RH, por exemplo, que é responsável por promover as ações sociais das companhias e fazer com que elas tenham um bom alcance junto à área de comunicação.

Existem muitas ações que o Recursos Humanos pode realizar e algumas delas são:

Criação de um banco de diversidades

Criar um banco de diversidades dentro da sua empresa pode abrir inúmeras portas para o seu negócio. Isso porque, esse método é composto por um conjunto de informações pessoais de um grupo diversificado de candidatos que teve interesse e se engajou para participar de processos seletivos da sua companhia.

Logo, possuir um banco de talentos é extremamente importante na fase de análise dos currículos, uma vez que ele traz mais opções de candidatos para os recrutadores. Além disso, é crucial que a empresa promova a diversidade na hora da contratação e processo seletivo.

Promover ações de saúde e segurança no trabalho

Além de proporcionar um ambiente mais saudável para os trabalhadores, a empresa também se beneficia das ações de saúde laboral. Já que um ambiente saudável é também mais produtivo, com menos ausências consecutivas ligadas à saúde.

Ao promover ações de saúde e segurança no trabalho, o funcionário cria a percepção de que a companhia está realmente preocupada com seu bem-estar, o que o deixa mais motivado a fazer com que ela prospere.

Diminuir o impacto ambiental da empresa

O conceito de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental das empresas está crescendo cada vez mais com o passar dos anos e isso está diretamente conectado ao olhar crítico das pessoas.

Por isso, quando falamos sobre sustentabilidade e responsabilidade que a companhia tem em diminuir o impacto ambiental, existem alguns tópicos que podemos destacar para facilitar isso, como:

  • Investir em medidas de economia de recursos não renováveis;
  • Criar um programa de reciclagem de lixo;
  • Poupar água na limpeza da empresa com reutilização de água da chuva;
  • Comprar matéria-prima de empresas responsáveis com o meio ambiente;
  • Informar os colaboradores sobre boas práticas de sustentabilidade;
  • Não poluir rios, afluentes e nascentes;
  • Produzir serviços e produtos com menos degradação possível da natureza.

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre o que é a responsabilidade social, como ela funciona, mostramos quais vantagens ela pode trazer para a empresa quando aplicada corretamente e também explicamos como isso pode abrir portas com futuros investidores.

Como dissemos, apenas falar hoje em dia não é mais o suficiente, já que os clientes estão sempre buscando cada vez mais pessoas que estão verdadeiramente preocupadas com o bem-estar do próximo e fazendo ações que beneficiem o meio ambiente. Por isso, investir em responsabilidade social é o caminho para o futuro.

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