(11) 2942-0358
contato@veritasexacta.com.br

Já preparou sua empresa para 2022? Veja as principais tendências para o RH!

Já preparou sua empresa para 2022? Veja as principais tendências para o RH!

Quais são as tendências de RH para 2022? O que o time de gestão de pessoal precisa fazer para estar alinhado com as novas práticas do mercado?

Com a pandemia, diversas funções do setor de Recursos Humanos passaram por transformações, os gestores precisaram se adaptar rapidamente a uma nova realidade e, ao mesmo tempo, ajudar os colaboradores durante todo esse processo de mudanças.

Quais foram as alterações mais impactantes para o RH? Quais são as previsões de 2022 para o setor? Por que o uso da tecnologia é importante na criação de um RH estratégico? Confira as respostas dessas e outras perguntas neste artigo!

Boa leitura!

RH 2020 e 2021: como a pandemia mudou o setor?

O início da pandemia da COVID-19 no ano de 2020, trouxe diversas mudanças para o funcionamento interno das empresas, inclusive para o setor de RH (Recursos Humanos). Isso aconteceu, porque o governo instituiu medidas de restrições sociais a fim de evitar a propagação do vírus.

Inicialmente, a expectativa era de que as alterações fossem apenas temporárias. No entanto, a duração da pandemia se estendeu até 2021, aumentando o período de duração das estratégias adotadas e ampliando a visão sobre a forma de lidar com os processos organizacionais, tanto por parte do time de gestão como dos colaboradores.

Confira 3 mudanças no RH impulsionadas pelo surgimento do coronavírus no cenário mundial.

Aceleração da transformação nas empresas

De acordo com uma pesquisa da Samba Digital, divulgada com exclusividade pela Forbes, 76,2% das empresas no Brasil “estão desenvolvendo ou já implementaram uma estratégia de digitalização”, e somente 1,9% das organizações não possuem nenhum planejamento para aderir à transformação digital.

Em complemento, segundo relata o fundador da SambaTech, Gustavo Caetano, até o ano de 2019, digitalizar os processos empresariais era um luxo, mas, atualmente, é uma necessidade para incentivar o crescimento de um empreendimento.

Esses dados revelam a aceleração da transformação digital que aconteceu nas organizações nos períodos de 2020 e 2021. Com o objetivo de cumprir as regras do distanciamento social foi fundamental investir em soluções tecnológicas para administrar as atividades organizacionais.

Processos à distância

Outra grande mudança no modo de trabalho do RH proporcionada pela COVID-19 foi o trabalho remoto. Nos últimos tempos, o setor enfrentou o desafio de gerenciar os colaboradores à distância, procurando novos métodos de verificar o desempenho e garantir a boa produtividade durante o home office.

Nesse sentido, enquanto os próprios funcionários de Recursos Humanos aprendiam a trabalhar com novas ferramentas digitais, precisavam elaborar planos com o intuito de assegurar que profissionais de outros setores recebessem o treinamento adequado.

Também, os processos de recrutamento e seleção funcionaram remotamente. Com isso, etapas que rotineiramente presenciais foram adaptadas para o ambiente online, por exemplo:

Foco no público interno

No período de pandemia, as empresas aumentaram a preocupação com o bem-estar dos colaboradores, principalmente, a saúde psicológica.

Afinal, infelizmente, muitos perderam amigos e familiares para a covid-19 e, em alguns casos, foram várias perdas em curto espaço de tempo. Por isso, necessitam de apoio e compreensão por parte dos gestores para lidar com o processo de luto e, ao mesmo tempo, executar suas atividades laborais.

Além disso, o isolamento social desencadeou muitas emoções negativas entre os trabalhadores, aumentando a probabilidade de sofrerem com doenças emocionais, como a depressão e a ansiedade.

De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), durante o período da pandemia 80% da população brasileira ficou mais ansiosa, 68% desenvolveu sintomas depressivos, 65% demonstrou sentimentos de raiva, e 50% dos participantes disseram ter alterações no sono.

Sendo assim, muitas organizações adotaram ações visando melhorar o Employee Experience com o intuito de melhorar o relacionamento entre empresa e colaborador, diminuindo as chances do funcionário desenvolver um burnout ou migrar para outra companhia.

E para o ano de 2022, quais são as previsões? Confira as principais tendências para o futuro do RH.

Tendências para 2022

O futuro acerca do andamento da COVID-19 ainda é incerto, talvez, haja melhoras devido ao aumento das vacinações, mas, ao mesmo tempo, o surgimento de novas variantes coloca essa perspectiva em risco.

No entanto, algumas características de trabalho iniciadas nos 2 anos anteriores devem permanecer para o próximo ano. Veja 5 tendências de RH para 2022.

Flexibilidade

Entre os aprendizados proporcionados pela pandemia, encontra-se a experiência positiva de permitir que os colaboradores tenham mais flexibilidade para escolher o seu próprio horário de trabalho.

Dessa forma, o profissional pode cumprir a carga horária nos momentos do dia em que apresenta mais disposição e concentração e, consequentemente, maior produtividade.

Em vista disso, a tendência para 2022 é que os funcionários tenham mais autonomia e liberdade, não sendo obrigados a executar suas atividades no período comercial.

Afinal, cumprir as horas de trabalho de modo tradicional não traz garantias de bons resultados. Por isso, o modo de avaliação dos trabalhadores está mudando, os gestores estão se concentrando na produtividade, verificando tanto a quantidade de entregas como a qualidade dos materiais.

Diversos modelos de trabalho

Com a adoção do trabalho remoto no período da pandemia, muitos trabalhadores tiveram a oportunidade de experimentar a realidade do serviço à distância e descobriram que preferem essa modalidade.

De acordo com uma pesquisa  do SurveyMonkey em parceria com o Zoom, 65% dos participantes disseram que a melhor opção de regime de trabalho “seria uma mistura entre trabalhar em casa e no escritório”, 15% demonstraram preferência pelo home office e 20% escolheram o serviço prestado apenas presencialmente.

Sendo assim, é possível notar que para garantir bons índices de satisfação dos colaboradores e, consequentemente, uma boa produtividade, a tendência é que os seguintes modelos de trabalho estejam presentes para 2022:

  • Home office: nesse sistema, as atividades são executadas de forma 100% remota. A vantagem é que o time de RH consegue contratar talentos de qualquer lugar do mundo, garantindo os profissionais mais bem qualificados para o quadro de funcionários;
  • Trabalho híbrido: nessa modalidade, uma parte do serviço é prestada remotamente mas, ocasionalmente, o trabalhador precisa se dirigir à sede da empresa. Nesse caso, o RH vai necessitar organizar de forma estratégica as escalas presenciais a fim de evitar choques de horário e outras complicações;
  • Retorno ao presencial com mais flexibilidade: mesmo no retorno ao trabalho presencial, a expectativa é que isso ocorra gradualmente, oferecendo aos funcionários um período de adaptação.

Mudanças na lei trabalhista

A pandemia da COVID-19 alterou o sistema de trabalho, por isso, o governo instituiu medidas provisórias com o objetivo de ajudar tanto as empresas como os trabalhadores a conseguirem superar as dificuldades desse período causadas pela doença, mas que acabaram em 2021.

Confira as principais mudanças na lei que o RH precisa conhecer para o ano de 2022:

  • Marco regulatório trabalhista infralegal: foi consolidado em novembro de 2021, por meio da publicação do Decreto 10.854/21, abordando normas sobre vários assuntos trabalhistas. Entre esses, é possível destacar o ponto eletrônico e Livro de Inspeção do Trabalho Eletrônico (eLIT);
  • Fim das MPS: a partir de agosto de 2021, as Medidas Provisórias 1045 e 1046 chegaram ao fim. Com isso, as empresas precisam se organizar para retornar ao “normal”, isso significa que não existirá mais redução proporcional de salário e jornada, implementação da rotina de trabalho remoto por determinação do empregador, entre outras questões.

Benefícios flexíveis

Outra tendência para o ano de 2022 são os benefícios flexíveis, ou seja, dar ao funcionário a oportunidade de personalizar o seu pacote de ofertas de acordo com suas necessidades e estilo de vida.

Nesse sentido, 2 benefícios ganham destaque no próximo ano:

  • Auxílio terapia: com a pandemia, as empresas aumentaram a preocupação com a saúde mental dos colaboradores. Além disso, conforme citado anteriormente, houve aumento no número de casos de ansiedade e depressão, por isso, os próprios trabalhadores estão escolhendo empresas que lhes proporcionem a chance de terapia;
  • Cartões corporativos flex: a ideia é favorecer a flexibilidade, para que o funcionário use o cartão da forma que desejar. Entre as categorias normalmente incluídas podemos citar: refeição, alimentação, educação, mobilidade, entretenimento.

Uso de tecnologias no dia a dia do setor

A transformação digital modificou o modo do RH realizar as suas atribuições. Dentre os processos em que a tecnologia, provavelmente, continuará a fazer parte no dia a dia, estão incluídos:

  • Recrutamento online: o recrutamento remoto proporciona mais agilidade para o processo de seleção, otimizando o tempo dos recrutadores e dos candidatos;
  • Controle de ponto online: a tendência é a implementação de softwares que façam o registro de ponto, armazenando as informações na nuvem. Desse modo, diminui o risco de extravios e facilita a consulta de horas cadastradas para o setor de RH;
  • Ferramentas de avaliação de desempenho: essas ferramentas digitais auxiliam na avaliação constante dos colaboradores. Assim, a gestão consegue identificar as dificuldades dos profissionais e criar estratégias para melhorar os resultados.

RH como setor estratégico para o negócio

A pandemia da COVID-19 foi um acontecimento inesperado que atingiu o mundo inteiro. Portanto, as empresas precisaram se adaptar às pressas a uma nova realidade. Nesse sentido, o apoio do RH em relação à gestão dos colaboradores foi essencial para as organizações manterem o funcionamento.

O setor de Recursos Humanos assumiu um papel estratégico para o negócio, sendo o  responsável por elaborar táticas para manter a motivação e engajamento dos profissionais mesmo diante de novos desafios e auxiliando na tomada de decisões assertivas quanto à otimização de processos.

Porém, a tendência é que a equipe de RH continue sendo uma parte estratégica da empresa. Com esse objetivo, é útil implementar recursos tecnológicos que facilitem as atividades profissionais tanto da gestão como dos colaboradores em geral.

Pensando nisso, descubra as vantagens que o PontoTel proporciona para o seu RH.

Saiba como o PontoTel pode ajudar o seu RH em 2022

Veja 3 benefícios que o PontoTel promove para área de Recursos Humanos.

Controle de ponto móvel

Em primeiro lugar, a plataforma de registro e controle de ponto online auxilia na implementação da jornada híbrida ou 100% remota.

Com a ajuda do software, o RH não precisa ficar preocupado com erros ou até mesmo fraudes dos trabalhadores que estão em home office, já que o sistema possui medidas de segurança para evitar que isso ocorra.

Além disso, o PontoTel, também pode ser utilizado para a gestão de ponto no regime presencial. Desse modo, independente da modalidade de trabalho, os gestores de RH conseguem usar uma única forma de controle para toda a empresa.

Tecnologia de ponta

Outra vantagem do uso  do PontoTel pelo setor de Recursos Humanos, é que o software vai ajudar no melhor gerenciamento das informações. O sistema tem uma interface amigável, que facilita na melhor organização dos dados e fluidez de processos.

Além disso, a plataforma de controle de ponto é uma tecnologia robusta, integrando várias funcionalidades em um único aplicativo, por exemplo, o sistema permite o reconhecimento facial e ponto biométrico.

Relatórios e dados

Os profissionais de RH precisam lidar com diferentes informações relativas à marcação de ponto a fim de assegurar que os profissionais estejam cumprindo o acordo que estabeleceram com a empresa.

Ao mesmo tempo, é importante providenciar que os direitos dos colaboradores fiquem garantidos, como pagamento de horas extras e adicional noturno.

No entanto, gerenciar todos esses dados de forma manual é algo que exige muito tempo e está sujeito a erros devido à distração ou qualquer outra falha humana. Por isso, é fundamental investir em tecnologias que facilitem esse serviço para garantir um RH estratégico em 2022.

Nesse caso, o PontoTel facilita a execução dessas tarefas, visto que a aplicação pode:

  • Emitir relatórios;
  • Montar dashboards;
  • Enviar avisos aos gestores;
  • Entre outros recursos.

Conclusão

A pandemia da COVID-19 alterou o modo de operação interno das organizações. Inicialmente, o pensamento era de que as mudanças seriam apenas temporárias.

No entanto, a experiência contribuiu para a formação de novos insights para os times de gestão e transformou as expectativas dos trabalhadores, principalmente, quanto às jornadas, trazendo a possibilidade da modalidade híbrida ou home office.

Assim, as tendências de RH para o ano de 2022, incluem medidas mais flexíveis em relação ao regime de trabalho e cumprimento de carga horária. Além disso, vale ressaltar que o uso da tecnologia se tornou indispensável para manutenção do RH estratégico, sendo importante buscar soluções digitais para otimizar os processos.

Com isso em mente, que tal conhecer melhor o PontoTel? Garanta um bom controle e gestão de pontos no seu RH!

Fiscal Ti