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Cultura organizacional: Como Promover na sua Empresa

Cultura organizacional: Como Promover na sua Empresa

Se eu te perguntasse qual é a cultura organizacional da sua empresa, você conseguiria elaborar uma resposta?

Em uma era marcada por avanços tecnológicos e mudanças no mundo corporativo, ter uma cultura organizacional bem definida é um fator extremamente importante para uma empresa conseguir atingir os seus objetivos.

Isso porque a cultura organizacional é a base da sua instituição, é o elemento que define o comportamento dos seus funcionários e suas ações, por isso também podemos dizer que a cultura é o jeito institucionalizado de pensar e agir.

Então, para definir qual é a cultura organizacional da sua empresa, você pode ir juntando características de comportamento, relações e outros elementos que você possa encontrar.

Se você chegou a esse texto para saber como promover a cultura organizacional da inovação na sua empresa, você e os seus colaboradores precisam ter uma ideia bem definida para que, a partir disso, consigam trabalhar as estratégias de inovação.

Depois dessa rápida introdução, vamos deixar aqui os principais tópicos que abordaremos ao longo do texto:

Importância de desenvolver uma cultura organizacional na empresa

No começo do texto dissemos que saber qual é a cultura organizacional da sua empresa é um ponto crucial para o seu negócio poder avançar.

E você deve estar pensando: “eu nunca falei sobre cultura organizacional com os meus funcionários, então eu não sei se minha empresa tem alguma”. 

Se você acredita nisso então você não sabe o que é uma cultura organizacional.

Para começar, é necessário entender que não existe uma “cultura ideal”, e sim diversos tipos com características diferentes.

Podemos dizer que a sua cultura organizacional depende de diversos fatores como, por exemplo, o jeito de lidar com problemas, o jeito de solucionar as questões e o modo de agir da sua empresa.

Para entender melhor uma cultura organizacional, precisamos antes saber o conceito de cultura.

Vamos usar um exemplo: pense em uma empresa como se ela fosse uma pequena sociedade, em que um comportamento condiciona o outro e faz com que aquela sociedade aja conforme a cultura construída.

Essa cultura diz respeito aos hábitos, comportamentos e práticas sociais em comum entre todas as pessoas da sua empresa.

Vamos a outro exemplo mais prático,  pense em uma instituição bancária, podemos dizer que nela existe uma cultura mais tradicional, onde os funcionários devem usar traje social durante certos dias da semana e as sextas-feitas podem ir com roupas mais casuais.

Isso é uma cultura que foi construída ao longo do tempo.

Agora, imagine se do dia para a noite, o banco abolisse a necessidade do dress code social durante todos os dias da semana, será que todos iriam mudar de uma só vez algo que estavam condicionados?

Essa mudança, que aparentemente é simples, poderia levar muito tempo até ser completamente adotada por todos. O que nos leva a conclusão de que quanto mais uma cultura é compartilhada, mais dificilmente ela será mudada.

Mas isso não quer dizer que é impossível.

Uma empresa pode ter uma cultura forte e mesmo assim ter a percepção de que estamos vivendo uma constante inovação. Quando a organização compreende isso, ela torna possível que sejam feitas as alterações necessárias para estar de acordo com o mercado atual.

E como inovar?

Antes de responder essa pergunta, precisamos entender o que é a inovação, acompanhe.

O que é cultura de inovação

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Quando uma empresa quer inovar e mudar a sua cultura, ela precisa: ter objetivos claros, entender o que é inovação, e o que isso vai trazer para a instituição.

Segundo o especialista em Administração e autor do livro Criatividade e Inovação, João Gonçalves Monteiro, a cultura de inovação é um conjunto de práticas e valores compartilhados que favorecem atitudes inovadoras por parte de pessoas e organizações.

O autor ainda descreve duas dimensões dessa cultura, a primeira é a interna, que diz respeito à própria organização, e a segunda é a externa, que se refere ao setor e a sociedade.

Nesse texto nós focaremos na parte interna da cultura da inovação. E começaremos com o principal mito que envolve essa palavra.

Inovação é o mesmo que adotar uma nova tecnologia?

Mais ou menos. Inovar envolve bastante tecnologia, mas não é só isso. Lembra que mais acima falamos que uma cultura é moldada por pessoas?

Então, para Luiz Buono, fundador da agência de Comunicação Dirigida e Digital Fábrica, o sucesso da inovação depende muito mais de pessoas do que a simples inserção de tecnologias na rotina.

“Quando falamos em inovação é preciso ter em mente que ela só é feita de uma forma eficiente se a empresa quebrar as amarras e os modelos de gestão arcaicos. Não adianta ter equipamentos modernos para auxiliar as equipes se a empresa não construir um ambiente colaborativo e multidisciplinar”, disse ele em entrevista para a o Blog da PontoTel.

Como vimos, a cultura da inovação é um trabalho construído diariamente.

A cultura da inovação não é algo visível, ela é um conjunto de renovações feitas dentro da empresa no dia a dia e envolve coisas além da tecnologia como, as regras da instituição e os seus os valores. Tudo isso deve ser observado e faz parte da cultura da inovação.

Então, uma definição simples para a cultura da inovação, seria: ela é um novo método que vem sendo implantado por diversas empresas, e o seu foco é sempre o futuro.

Contudo, vale ressaltar que a cultura da inovação é bastante ampla, e você pode desenvolvê-la de diversas formas. Veja a seguir por onde você pode começar.

Como desenvolver e manter a cultura da inovação

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Primeiro, é preciso lembrar que para inovar uma empresa precisa ter em mente que muito mais importante do que adotar novos processos é incentivar as pessoas que farão parte dele. Isso porque, é com as pessoas inovando no ambiente que consegue-se transferir a ideia para a prática diária.

Dessa forma, se sua empresa está iniciando o processo de inovação todos devem estar na mesma sintonia. Quando esse processo é iniciado, a primeira pergunta a se fazer é: quanto será que a minha cultura organizacional está inclinada para inovação?

Por que essa pergunta?

Bom, como dissemos, a inovação é um processo longo que não é feito muito rapidamente, e devemos lembrar que na maioria das vezes, as pessoas não estão abertas para mudanças e possuem dificuldades em se adaptar.

Após ter isso muito bem claro para todos da empresa, é hora de começar a implantar a  inovação gradualmente, etapa que vamos te explicar melhor no próximo tópico.

Fatores de sucesso para uma cultura organizacional inovadora

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Algumas empresas são campeãs em promover a cultura da inovação na organização. A Apple, grande fabricante dos aparelhos celulares Iphone, é uma das empresas referência quando falamos sobre ter uma cultura organizacional inovadora.

Sabe por quê? Ela é um exemplo claro de uma empresa que possui uma cultura que ao mesmo tempo que é forte, está aberta à inovação, adaptação e flexibilidade.

Sabe por quê? Ela é um exemplo claro de uma empresa que possui uma cultura que, ao mesmo tempo em que é forte, está aberta à inovação, adaptação e flexibilidade.

Durante uma entrevista a um programa de televisão americana, o seu fundador Steve Jobs disse que, para a inovação acontecer, você tem que ser gerido por ideias e não por uma hierarquia, e ressaltou que as melhores ideias devem vencer na empresa.

Muitas companhias costumam descredibilizar as ideias de pessoas pouco experientes, mas, para Luiz, as melhores ideias podem vir dos profissionais mais jovens: “os jovens estão cada vez mais atualizados e conectados com o mundo, se juntar isso com o conhecimento de negócios e gestão dos mais experientes as empresas terão uma equipe muito mais motivada, eficiente e capaz de utilizar as tecnologias para inovar. Mas tudo começa da comunicação”, explica ele.

Outra empresa bastante famosa por inovar é a 3M, a fabricante do famoso post-it adesivo, presente em muitos escritórios. Ela é reconhecida por muitos como uma instituição que possui a inovação em seu DNA.

Uma das coisas que a 3M inovou na empresa foi o método de estimular as ideias de seus colaboradores, concedendo 15% do tempo do seu expediente para os funcionários pensarem em projetos e ideias que possam agregar algo à empresa.

Essas duas empresas citadas como exemplo são bastante famosas, e mostram que ter flexibilidade e estar aberto a novas ideias partindo de qualquer pessoa, independente de cargos, são fatores essenciais para inovação.

Valores

Os valores de uma empresa são como um pilar que sustenta a organização. Eles possuem grande importância para toda a empresa. Ainda utilizando o exemplo da Apple, a multinacional valoriza as ideias dentro da empresa, e essa cooperação pode ser entendida como um valor nesse caso.

Por isso, para sua empresa ter uma cultura inovadora, ela deve valorizar coisas positivas como a comunicação, a cooperação, e principalmente a valorização dos funcionários.

Visão

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A visão de uma cultura organizacional inovadora precisa ser clara e objetiva. Como exemplo, um dos questionamentos que a empresa deve fazer é, onde queremos estar no futuro? Quais são os objetivos a serem alcançados e como os funcionários podem contribuir para isso?

A sua visão também precisa  ser inovadora e estratégica, é necessário analisar o que a empresa não tem agora, mas conseguirá obter com esse processo de inovação.

Transparência

A transparência é uma das bases de qualquer empresa, isso porque sua relação com os colaboradores não pode ser baseada em desconfiança, tudo precisa ser claro.

Uma empresa transparente consegue solucionar os problemas em conjunto com seus funcionários. Aquelas que apostam em uma comunicação clara e transparente acaba levando esse valor para todos os setores, tornando a empresa um bom local para se trabalhar.

Outro quesito envolvendo transparência que também é bastante importante, é o quanto os líderes e gestores estão abertos para que seus funcionários sejam transparentes.

Esse deve ser um valor recíproco, quando a gestão abre a possibilidade de os colaboradores serem transparentes, ela dá segurança e abertura para eles mostrarem quando algo não está indo bem, enraizando esse valor nas relações de trabalho, evitando assim, mal-entendidos, situações constrangedoras e até mesmo a desmotivação no trabalho.

Respeito à qualidade de vida

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Você já deve ter visto empresas com grandes salas de descompressão,  mesa para jogos entre outras coisas. Isso com certeza é uma inovação no ambiente físico de trabalho que promove uma melhor qualidade de vida para os funcionários.

Contudo, o respeito por essa qualidade de vida no trabalho vai muito além de ter alguns objetos no ambiente. Respeitar a qualidade de vida do trabalhador é um conjunto de coisas, como exemplo, respeitar os horários de trabalho, não exigir que seus funcionários “se matem de trabalhar”, e não ter um ambiente tóxico com assédios constantes e um péssimo clima organizacional.

Uma empresa com um bom clima organizacional, faz com que seus colaboradores estejam motivados diariamente, e não acumulem problemas em relação ao trabalho.

Afinal, a vida pessoal já é cheia de problemas e acumular mais problemas no trabalho faz com que seus funcionários percam totalmente a qualidade de vida, andem estressados e não produzam.

Processos

Sabe qual o maior erro que as empresas cometem quando começam a inovar? Não abrir mão dos processos rígidos.

Algumas instituições exigem que uma atividade simples passe pela mão de muitas pessoas. Você sabe o que isso causa? Atrasos, retrabalho e a cultura da burocracia.

E como é possível inovar nos meus processos então?

Agora sim,  nesse caso, a tecnologia é extremamente importante e pode contribuir para que seus processos se tornem mais rápidos.

Um exemplo é o controle de ponto, ter um software como o da PontoTel agiliza muitas etapas no controle da jornada dos funcionários.

Nele, é possível verificar em poucos cliques quais são as barreiras da sua empresa com relação à jornada de trabalho dos colaboradores. O sistema te dá bons indicadores como, setores com uma alta taxa de absenteísmo ou com excesso de horas extras.

Um outro ponto da inovação nos processos, mas dessa vez fora da empresa, diz respeito ao jeito que sua gestão resolve os problemas.

Se você trabalha com um produto e tem dificuldades de organizar os chamados de seus clientes, pode apostar em um suporte com instruções online, ou até mesmo em um software moderno de atendimento ao cliente.

Regras

Se você pensa que em uma instituição inovadora não existem regras, está enganado. Elas são muito bem-vindas e ajudam com que o ambiente de trabalho não seja uma confusão.

Porém, o ponto aqui é que mesmo que a sua empresa tenha regras, elas não podem ser atrasadas a ponto de impedir que seus funcionários se desenvolvam.

Um exemplo bobo, algumas empresas não permitem que seus colaboradores levem xícaras de café para a mesa, mesmo que ele seja um grande aliado da produtividade.

Essa é uma regra pequena, e mesmo que a empresa queira evitar sujeiras ela pode fazer isso de outra forma. Como exemplo criando avisos para que os colaboradores se atentem a não deixar xícaras sujas em suas mesas de trabalho, tomem cuidado para não derrubar o líquido nas mesas e equipamentos, entre outras coisas.

Pode acreditar, cedendo um pouco em coisas simples do dia a dia, mas deixando avisos claros a empresa acaba inibindo certos comportamentos.

Ambientes

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Você já visitou um coworking? Os espaços compartilhados de trabalho são um grande símbolo da inovação.

E você já reparou o quanto eles são mais descontraídos?  Com suas mesas extensas, esses ambientes acabam ajudando os seus frequentadores a se conectarem com outros profissionais.

Mas calma, isso não quer dizer que a sua empresa deva se mudar para um coworking. Porém, ele pode ser um espelho para mostrar que um ambiente mais criativo e um pouco diferente pode ajudar a inovar e fazer com que seus colaboradores tenham o hábito de colaborarem constantemente uns com os outros.

Claro que a arquitetura de cada instituição diz muito sobre ela, mas pense nesse caso, a sala de descompressão que falamos mais acima, pode ser usada em momentos de pausa no trabalho, e ter esse momento com certeza fará com que seus funcionários voltem mais engajados e motivados após aliviarem o estresse no almoço.

Além disso, quando falamos em ambiente de trabalho a possibilidade dos colaboradores trabalharem de casa fazendo home-office é mais um passo para sua empresa ter uma cultura inovadora. Isso porque, o trabalho remoto ou até mesmo hibrido é uma das grandes tendências para os próximos anos.

Permitir que o seu colaborador tenha a possibilidade de trocar de ambiente para trabalhar também é um grande estímulo e uma forma de criar uma relação de confiança, visto que a empresa não precisa que seus colaboradores estejam sempre debaixo de sua vista, eles são livres para desenvolverem suas atividades de qualquer lugar.

O seu ambiente e a sua infraestrutura precisam ser compatíveis com a  inovação, afinal,  passamos boa parte do nosso dia no trabalho, e se não estivermos confortáveis, isso será algo bem desagradável.

Flexibilidade

Flexibilidade é a palavra-chave da inovação. Ter uma cultura flexível, tolerante a erros e livre de hierarquias criam um ambiente inovador, sabe por quê?

Isso faz com que as ideias floresçam de todos os cantos,  é aí que começa a inovação na sua empresa, pois ela acontece de dentro para fora.

Existem muitas coisas que uma empresa pode adotar para ter uma cultura mais flexível. Ser flexível é entender que, às vezes uma coisa pode não dar certo, e a melhor atitude a ser tomada é não desmotivar o colaborador, e sim incentivar para tente outra vez, e se supere.

Outro erro bastante comum, é a falta de flexibilidade na jornada de trabalho. Com horários muito quadrados é possível que os funcionários se atrasem uma vez ou outra.

Toda empresa precisa entender que imprevistos acontecem, e ao invés de punir o funcionário por um eventual atraso, ela deve criar um espaço para diálogo e entender os motivos, o que pode mudar bastante o cenário da sua empresa.

Conclusão

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Eu espero que você tenha feito uma ótima leitura desse texto, e que ele tenha te ajudado com ideias de ações para inovar em sua empresa.

Nesse artigo nós entendemos o que é uma cultura organizacional inovadora, quais são os fatores que podem levar a sua empresa ao sucesso da inovação, e como usar ferramentas tecnológicas ao seu favor.

Lembre-se: a inovação leva tempo, mas não é algo impossível de se alcançar. Dê o primeiro passo, agende uma demonstração do sistema da PontoTel e veja como a tecnologia pode mudar as coisas na sua empresa.

Fonte: PontoTel

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