(11) 2942-0358
contato@veritasexacta.com.br

Os 13 melhores livros de negócios do ano

Os 13 melhores livros de negócios do ano

Melhores livros (Do Zero ao Topo)

Ainda não dá pra competir com Mariah Carey, mas já virou tradição de natal. Pelo terceiro ano consecutivo o Do Zero ao Topo – marca de empreendedorismo do InfoMoney – publica sua lista de melhores livros de negócios.  

A lista é baseada em rankings de livros mais vendidos e na opinião de grandes empresários(as) brasileiros(as) entrevistados pelo podcast. A seleção é feita apenas com obras publicadas em português ao longo de 2021. Confira os selecionados a seguir. 

1 – Como Chegar Lá: Lições na busca pela excelência, de Stephen A. Schwarzman 

Para os fãs de biografia, o grande destaque dos negócios em 2021 é o livro de Stephen A. Schwarzman, fundador da gestora Blackstone. Em 1985, ele abriu a empresa com US$ 400 mil. Em 2019, a gestora alcançou US$ 500 bilhões sob gestão. Em “Como chegar lá”, o empreendedor narra os episódios marcantes de sua vida e reúne o que antes transmitia apenas a chefes de Estado e grandes executivos.  

2 – Pense de Novo: O poder de saber o que você não sabe, de Adam Grant 

Em um mundo em rápida mudança, Adam Grant defende que tão importante quanto a capacidade de aprender é a capacidade de repensar e desaprender. Segundo o autor, damos ouvidos às opiniões que confirmam as nossas e identificamos e descartamos as ideias diferentes por considerarmos ameaças. Psicólogo e professor da Wharton School, Grant é um dos autores mais influentes da área de recursos humanos. Neste livro ele apresenta métodos para repensar as coisas e manter a mente aberta sem perder a autoconfiança. 

3 – Fora da Curva 3: Unicórnios e startups de sucesso 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O terceiro volume da série Fora da Curva traz a história de doze brasileiros à frente de grandes startups brasileiras. Ebanx,QuintoAndar, VTEX, iFood e 99 estão entre os cases abordados. No livro, os empreendedores dessas companhias revelam as dificuldades enfrentadas no início e compartilham seus aprendizados. 

4 – Ruído: Uma falha no julgamento humano, de Daniel Kahneman, Olivier Sibony e Cass R. Sunstein 

Uma obra escrita por Daniel Kahneman, ganhador do Nobel de Economia e autor de “Rápido e Devagar” e Cass R. Sunstein, autor do clássico de negócios “Nudge”, o livro mostra como e por que os humanos são tão suscetíveis ao ruído e aos vieses ao fazer escolhas. Os autores também revelam como, com algumas soluções simples, é possível reduzir ambos os problemas e tomar melhores decisões.  

5 – A Psicologia Financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade, de Morgan Housel   

Grande candidato a virar clássico de finanças, o livro mostra como até as grandes decisões monetárias tem um fator psicológico envolvido. Abordando casos de sucesso e de fracassos em gestão financeira, Morgan Housel oferece aprendizados sobre como administrar e fazer o dinheiro render. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

6 – Você é o que você faz: Como criar a cultura da sua empresa, de Ben Horowitz 

O Lado Difícil das Situações Difíceis” é um dos queridinhos de muitos empreendedores. Em seu novo livro, o gestor da a16z e empreendedor Ben Horowitz mostra, por meio de histórias empresariais antigas e recentes, como é possível construir uma cultura corporativa resiliente. Para Horowitz, a cultura é o modo como a empresa toma decisões. É o conjunto de pressupostos no qual os funcionários se baseiam para resolver os problemas do cotidiano. 

7 – A real sobre empreender: o que você precisa saber sobre sócios, time, estratégia, escala e venture capital, de Brian Requarth 

O livro narra a trajetória do empreendedor Brian Requarth sem filtros. Requarth é um dos fundadores do Viva Real – que se tornou o maior portal de imóveis do país, fundiu-se ao ZAP imóveis em 2017 e foi vendido ao grupo OLX em 2020 por R$ 2,9 bilhões. Apesar dos números grandiosos, o livro escancara como a jornada empreendedora muitas vezes é solitária e estressante e oferece conselhos práticos sobre como lidar com os pontos mais críticos de uma empresa.  

8 – A Vida dos Estoicos: A Arte de Viver, de Zenão a Marco Aurélio, de Ryan Holiday e Stephen Hanselman  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nem só de livros de gestão se faz uma carreira de negócios. Para se aprofundar sobre a vida, relações e escolhas humanas, “A Vida dos Estoicos” é uma grande pedida. Nele, os autores apresentam histórias de pessoas que se esforçaram para seguir virtudes estoicas atemporais da coragem, da justiça, da temperança e da sabedoria. Organizado em breves biografias, o livro mostra como aplicar ensinamentos da filosofia estoica como: o autogoverno é o maior império; caráter é destino; é benéfico se preparar para o sucesso, mas também para o fracasso e aprender a amar ― e não apenas aceitar ― o que o destino nos traz é a chave que nos possibilita viver bem. 

9 – Lunáticos: Como cultivar ideias inovadoras capazes de mudar o mundo, de Safi Bahcall 

Considerado um dos melhores livros de negócios por publicações ao redor de todo o mundo, “Lunáticos” finalmente ganhou uma versão em português. No livro, o físico Safi Bahcall explica como implementar uma cultura organizacional que estimula e permite abraçar a inovação, mesmo quando ela ainda parece pura ficção.   

10 – Isso nunca vai funcionar: O nascimento da Netflix e a incrível vida de uma ideia contada pelo seu cofundador e primeiro CEO, de Marc Randolph 

Enquanto “A Regra é não ter Regras”, lançado em 2020 por Reed Hastings, focou na cultura inovadora da Netflix, esse livro aborda de maneira crua e sem romances os dias iniciais da empresa. A obra é de Marc Randolph, que cofundou a Netflix ao lado de Hastings e foi o primeiro CEO da companhia.  

11 – Empreender: a arte de se foder todos os dias e não desistir, de Israel Salmen e Lucas Marques

O livro também é focado nas dores do empreendedorismo. Desta vez partindo da história do Méliuz. Entre os assuntos abordados estão: conflitos entre sócios, dores do crescimento de uma startup, dificuldades enfrentadas na hora de conseguir um investimento e a construção da cultura de uma empresa.  

12 – O que faz a diferença: As características e oportunidades que criam o grande líder 

Escrito por Fátima Zorzato – uma das maiores headhunters do Brasil – o livro revela as principais características de líderes de sucesso. Além de sua experiência com grandes empresários, a autora embasou sua obra em pesquisas científicas para identificar como grandes líderes encontram oportunidades e tomam decisões. 

13 – Nova Economia: Entenda por que o perfil empreendedor está engolindo o empresário tradicional brasileiro 

Vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood, Diego Barreto identifica e ensina como navegar em um cenário cada vez mais turbulento e dinâmico de negócios. Para o autor, o ambiente de globalização e massificação da tecnologia no Brasil, deixa as empresas do país com apenas duas opções: se adaptar ou fracassar. 

Para mais dicas sobre livros, filmes e outros conteúdos de negócios, siga o Do Zero ao Topo no Instagram.

Fonte: Infomoney

Fiscal Ti