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Entenda como funciona o RH 5.0 e o que muda na prática!

Entenda como funciona o RH 5.0 e o que muda na prática!

O que é RH 5.0 e como isso pode impactar a sua gestão de pessoas?

O setor de Recursos Humanos acompanhou as mudanças sociais e digitais, com a chegada do RH 5.0. Isso significa que, novas fases com diferentes objetivos e muitas atualizações foram necessárias! É claro que isso não aconteceu da noite pro dia, mas nos últimos anos essa mudança foi mais intensa, alterando as estruturas de muitos departamentos.

O R.H 5.0 traz novas perspectivas para as empresas e, principalmente, para os setores de recursos humanos, pois reúne metodologias mais estratégicas e menos burocráticas para o escopo de trabalho dessas equipes. E isso significa otimização dos processos diários e maior qualidade das jornadas de trabalho.

Se você pensa que o RH 5.0 está ligado apenas ao trabalho presencial, está enganado. Seja com modelos de trabalho mais modernos, como home office e trabalho híbrido, ou mais tradicionais, como trabalho presencial, o setor de RH é fundamental nas empresas. Não apenas por causa das contratações, folhas de pagamento e demissões, mas também porque o RH promove o bem estar do funcionário.

Neste artigo, veremos o que é e quais são os benefícios, tendências e focos do RH 5.0, além de te mostrar quais são os motivos pelos quais você deve otimizar os processos da sua empresa! Conheça os tópicos que serão abordados abaixo:

Boa leitura!

O que é o RH 5.0?

O RH 5.0 é a revolução na administração de Recursos Humanos. E isso significa a implementação de processos que otimizam o dia a dia desse setor, com recursos digitais. Dessa forma, permite que haja mais tempo para dedicação às estratégias para gestão de pessoas, seja na contratação ou na jornada desses talentos.

Essas estratégias, que visam a manutenção e a retenção de colaboradores no banco de talentos das empresas, também está atrelada ao desenvolvimento profissional e a melhoria do ambiente de trabalho, com foco em priorizar a saúde física e mental do colaborador, além de ajudá-lo a alcançar os melhores caminhos para excelentes entregas de trabalho.

Quais as características?

Se dedicar por horas em planilhas e documentos na correria para fechar a folha de ponto ou a folha de pagamento não precisa ser uma obrigatoriedade. O RH 5.0 tem diversas características de otimização do trabalho, com automação e digitalização de processos, maior flexibilidade e engajamento dos funcionários da organização.

Como e por que surgiu o RH 5.0?

Com a necessidade de constante evolução e sentindo os impactos positivos causados pelo uso das novas tecnologias, surge o RH 5.0. O foco nesse momento é atender às demandas estratégicas, incentivar o desenvolvimento profissional e com foco total na experiência do colaborador.

Com a facilidade do advento da tecnologia, processos que poderiam durar horas agora são automações. Isso quer dizer que existem soluções no mercado, como é o caso da PontoTel, que cumprem com demandas técnicas e documentais, anteriormente vistas como burocráticas, de maneira automatizada. Como o fechamento das folhas de ponto, por exemplo.

E vai além: com as possibilidades de automação, relatórios importantes podem ser gerados em segundos, com todas as informações que você precisa de forma rápida, prática e segura!

Evolução do RH ao longo dos anos

Com o surgimento datado à segunda Revolução Industrial (a partir de 1850), a função da área de Recursos Humanos era totalmente burocratizada, executada como supervisão de colaboradores.

Após o período entre guerras, houve maior estabilidade nos empregos, portanto a função desse setor também mudou: passaram a pensar mais nos processos de aquisição de colaboradores e nas estratégias de motivação desses trabalhadores.

E assim, uma nova fase vai levando a outra… Após anos de evolução, atualmente o RH encontra-se na fase 5.0. Essa etapa é primordial, pois nela esse setor deixa de ser operacional e passa a ser estratégico.

Mas o que isso quer dizer?

Que a partir do momento em que processos burocráticos foram transformados em tarefas simples, a otimização do trabalho predominou. A PontoTel, por exemplo, oferece diversas funcionalidades para digitalização dos processos referente ao controle de ponto dos trabalhadores. Veja:

  • Registro de ponto por aplicativo;
  • Cálculos e ajustes;
  • Gestão de pessoas – via painel web ou aplicativo;
  • Acompanhamento em tempo real;
  • Gestão de escalas;
  • Lembrete de assinatura de ponto;
  • Banco de horas;
  • Fechamento de folha otimizado;
  • Assinatura virtual da folha de ponto.

E todas essas alternativas, com aplicativo e site, estão aliadas à cibersegurança, com sistema de autenticação segura e compatível com padrões criptografados, para que você tenha tranquilidade ao utilizar os serviços.

RH estratégico ou RH operacional?

Os dois tipos de RH são bastante diferentes. No RH operacional, a prioridade é dar conta dos serviços mais burocráticos de forma manual: fechamento de folha de ponto, cálculo para folha de pagamento, cálculo dos encargos trabalhistas, conferência das horas trabalhadas pelos colaboradores e tudo isso ocupa muito tempo na rotina.

No RH estratégico, viu-se a necessidade de priorizar o capital humano da empresa, ou seja, seus colaboradores. Então dessa forma os processos ditos tradicionais foram atualizados para o mundo digital. Por isso, o RH estratégico trata das pessoas, das atividades que compõem a jornada do colaborador e otimizam a sua rotina de trabalho.

Quais os principais focos do RH 5.0?

Agora que já conhecemos o RH 5.0, vamos aprofundar o assunto! Você sabe quais são os principais focos do R.H 5.0 para aplicar na sua rotina? Vejamos mais abaixo:

Experiência do colaborador

imagem de um homem e uma mulher sentados na frente de um computador conversando e sorrindo

Assim como no caso dos clientes, o colaborador é um público interno da sua empresa. Por isso, ele também precisa de uma jornada do cliente, com os pontos de contato – desde o início: o processo seletivo. Ao longo dessa jornada, é imprescindível realizar mapeamentos de ações que possam melhorar a qualidade do trabalho desse profissional.

Uma boa alternativa é realizar, também, o mapa da empatia. Esse tipo de estudo poderá abrir mais possibilidades e ideias para otimizar essa jornada. Portanto, lembre-se: o colaborador também é um cliente e precisa ser tratado como tal. Se preocupar com a experiência do colaborador poderá ser um grande diferencial para reter os talentos!

Flexibilidade

A pandemia de COVID-19, no ano de 2020, fez com que as empresas se adaptassem aos novos modelos de trabalho. É impossível falar de novos modelos sem citar os benefícios do home office, como: não ficar parado no trânsito, não levar horas para chegar ao trabalho e retornar à casa, poder trabalhar mais à vontade, etc.

Tanto o modelo remoto quanto o modelo híbrido (home office e trabalho presencial) precisam de adaptações severas para funcionarem. E foi dessa necessidade pela flexibilização que as soluções oferecidas pela PontoTel, como gestão de pessoas à distância e registro de ponto online de forma segura precisaram ser implementadas.

Desenvolvimento profissional

Essa nova face do setor de Recursos Humanos traz características muito mais humanizadas e o desenvolvimento profissional precisa estar aliado a esse trabalho de humanização. O entendimento de que o colaborador é um ser humano, dotado de desejos e sentimentos, é primordial.

Dessa forma, é possível elaborar uma jornada do colaborador desde o processo seletivo e, claro, focado em desenvolver profissionalmente esse colaborador, com feedbacks, promoções, bonificações e, claro, incentivos e reconhecimento pelo serviço prestado.

E não são apenas elogios que ajudam no desenvolvimento profissional, por isso, caso seja necessário e o colaborador não esteja adequado ao clima organizacional da empresa, o feedback negativo poderá ser aplicado corretamente para ajudar na jornada desse funcionário, apresentando alternativas para seu desenvolvimento.

Engajamento de funcionários

Como o foco do RH 5.0 está muito mais na estratégia de conduzir a experiência dos colaboradores, o engajamento dos funcionários aparece como uma solução. Um profissional engajado é aquele que se sente pertencente à organização, que cumpre seus objetivos e busca trilhar um caminho de desenvolvimento dentro da empresa.

É papel também do RH 5.0 promover esse engajamento, ou seja, colaborar com ações que trabalhem o sentimento de pertencimento, a organização das jornadas para que não haja sobrecarga dos colaboradores, reconhecimentos pelo trabalho com incentivos para mobilizar mais a rotina e uma cultura organizacional que valorize o colaborador.

Automação e digitalização de processos

Os focos do RH 5.0 estão interligados. Porque, para que a gestão de RH nas empresas atuais possa estar voltada para a implementação de estratégias para humanização dos colaboradores em seus desenvolvimentos profissionais, os processos mais tradicionais precisaram se tornar digitais e automatizados.

Além de otimizar o tempo dos profissionais de RH, a automação e digitalização de processos também previne os erros humanos decorrentes de cálculos e conferências manuais. No serviço oferecido pela PontoTel, dados para a folha de pagamento são automatizados de acordo com a folha de ponto assinada digitalmente.

Pensando também na inserção prática desse tipo de tecnologia, a PontoTel tem integração com sistemas de folha de pagamento e se conecta também a outros sistemas, com intenção de tornar fácil a importação de dados para o fechamento do mês da sua empresa!

Como o RH 5.0 ajuda a revolucionar a gestão de pessoas?

Por ter o colaborador como ativo mais importante da empresa, ou seja, o capital humano, o RH 5.0 ajuda a revolucionar a gestão de pessoas. Essas práticas ajudam a manter o ambiente de trabalho saudável, incentiva diálogos mais abertos e sinceros, incentiva os feedbacks e aumenta a produtividade dos colaboradores.

A retenção do talento na organização também é muito importante porque, conseguir retê-lo significa que há sinergia entre empregador e empregado. Um colaborador que tem qualidade em seu trabalho só o tem por se sentir pertencente, reconhecido e com qualidade de vida no trabalho!

Principais vantagens do RH 5.0

Por utilizar processos automatizados e digitais, o RH 5.0 garante diversas vantagens para sua empresa. Além de não precisar contar com o quesito falha humana, os processos automatizados poupam tempo de serviço – e tempo é dinheiro – e otimização dos processos.

O foco do setor de Recursos Humanos voltado para o desenvolvimento da área de gestão de pessoas é um grande diferencial neste serviço. O investimento nas estratégias de melhoria da rotina de trabalho e na manutenção do sentimento de pertencimento dos colaboradores ajuda na retenção de talentos da empresa.

Como já vimos anteriormente, o banco de talentos da empresa é seu principal ativo e deve ser valorizado como tal.

Principais tendências do RH 5.0

imagem de um grupo de pessoas sentado em sofás mexendo em computadores

O que mais se vê quando falamos de RH 5.0, sem dúvidas, é a automação de processos. E isso acontece porque, acompanhando as mudanças na sociedade e a ascensão do mundo online e digital, utiliza tecnologias com inteligência artificial e automação de tarefas.

É de extrema importância que se entenda as características e necessidades da organização e do plano de negócios. Dessa forma será possível implementar as tecnologias condizentes às necessidades da empresa.

Olhando para os colaboradores, também é uma tendência no RH 5.0 promover a melhoria da gestão de pessoas, contribuindo no desenvolvimento profissional dos colaboradores com feedbacks e treinamentos adequados a cada profissional. Dessa forma, promover a melhoria do clima da organização a partir da abertura ao diálogo também é importante.

Conclusão

Agora que chegamos ao final deste conteúdo, fica mais fácil entendermos por que o RH 5.0 tem forte aderência no mundo em que vivemos!

Essa fase do setor de Recursos Humanos acompanha os avanços tecnológicos da sociedade, permitindo a maior facilidade nos processos e colocando os colaboradores da organização como ponto principal dela.

Ao utilizar recursos como desenvolvimento da experiência do colaborador, flexibilidade no ambiente e nos métodos de trabalho, incentivar o engajamento de colaboradores e automatizar os processos, o RH 5.0 vai revolucionar as organizações que utilizam essas práticas.

Nesse momento, você conhece o RH 5.0 e todas as suas vertentes. Então, aproveite todas essas dicas para lutar pela implementação dessa transformação digital dentro da sua organização.

E, caso tenha gostado, veja também nossas dicas sobre cultura organizacional, liderança humanizada, as principais tendências para o RH em 2022 e leis trabalhistas. Para acompanhar conteúdos sobre RH/DP, mantenha-se conectado em nossas redes sociais!

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Fonte: PontoTel

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