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como implementar uma gestão humanizada?

como implementar uma gestão humanizada?

Um líder empresarial é alguém que motiva um grupo de pessoas para atingir os principais propósitos de uma empresa, e, dentre as abordagens de gerenciamento tradicionalmente conhecidas, existe uma que vem chamando a atenção de muitos gestores: a liderança servidora.

Uma liderança servidora é essencial para qualquer organização, pois, a partir dela é possível entender o desenvolvimento do negócio, o desempenho dos colaboradores, e muitas outras dinâmicas empresariais.

Existem muitos motivos por trás da implementação de uma liderança servidora, dentre os quais, podemos destacar principalmente a conquista de clientes mais felizes; ter colaboradores mais engajados; alcançar maior produtividade no negócio; reduzir taxas de rotatividade; aumentar receita e ter um empreendimento saudável.

Você deve estar se perguntando em que sentido uma liderança servidora difere da liderança tradicional, como ela funciona, dentre outras dúvidas, e, para te ajudar a esclarecer essas questões, reunimos neste conteúdo um pouco a respeito desse assunto.

Aqui você aprenderá:

Aproveite o aprendizado!

O que é liderança servidora?

A liderança servidora é uma modalidade gerencial diferente de outros modelos que são abordados nas organizações atualmente. Ela representa um desenvolvimento interno significativo e se trata de colocar as necessidades, o crescimento e o bem-estar dos colaboradores em primeiro lugar.

Grande parte dos negócios que adotam essa metodologia de liderança possuem uma cultura organizacional preocupada com o ambiente de trabalho, e isso inclui um pensamento que pode ser impactado pelo bem-estar e desempenho dos funcionários.

Em outras palavras, lideranças servidoras adotam uma mentalidade de servir primeiro e priorizam sua organização, funcionários e comunidade, antes de considerar as próprias necessidades do negócio.

Como ela funciona?

A liderança servidora se concentra em propósito, visão, inspiração e feedbacks que servem de apoio para que os colaboradores se destaquem no trabalho.

O principal foco de atuação de um líder servidor é por meio da cultura de aprendizagem, onde todos são capacitados e encorajadores a atingir o seu máximo potencial.

A visão estratégica do líder servidor envolve muitas abordagens, onde a comunicação é o principal meio de fornecer aos colaboradores a direção certa, que normalmente vai de encontro com os valores da empresa.

Qual o papel de um líder servidor?

As equipes em um ambiente de liderança servidora se sentem mais dispostas a expor suas opiniões, isso porque, sentem que suas dúvidas são realmente ouvidas, assim como suas dores. Isso os torna mais propensos a trabalhar com o melhor de suas habilidades.

Isso demonstra que um líder servidor tem muitos papéis, e o saber ouvir é um dos principais. Além disso, esse líder também possui outros papéis, e dentre eles podemos destacar:

  • Apreciar o valor de apoiar, em vez de só gerenciar pessoas;
  • Direcionar a atenção para um quadro maior, e não só para uma equipe específica;
  • Permitir que os colaboradores entendam, se beneficiem e prosperem no ambiente de trabalho.

Este estilo representa o oposto do modelo de uma liderança tradicionalmente conhecido. Além disso, nesse modelo a equipe vê o líder como um ponto central de confiança, e isso facilita o trabalho coletivo em prol do bem de toda a empresa.

Como aplicar a liderança servidora na sua empresa?

As empresas que seguem uma filosofia de liderança servidora tendem a ter culturas de trabalho mais fortes, com alta moral e engajamento dos funcionários.

Para implementar, é indispensável dar certa atenção aos três pilares organizacionais, que são:

  1. Entender a visão que os funcionários possuem da empresa hoje — observar qual o posicionamento da liderança atual e analisar as mudanças necessárias para atingir a essência do gerenciamento servidor, sendo essencial primeiramente se desfazer da gestão antiga de hierarquia implementada na empresa.
  2. Ouvir abertamente as suas equipes — a aplicação da liderança servidora consiste também no aspecto de saber escutar. Líderes eficazes não apenas falam, mas ouvem o que sua equipe tem a dizer. Ao reunir observações de todos os membros da equipe, eles entendem as oportunidades de crescimento.
  3. Obter propósitos constantemente — a liderança servidora pensa além das pequenas tarefas e comunica objetivos maiores, enfatizando o motivo pelo qual eles são importantes para suas equipes. Isso ajuda os profissionais a entender seus papéis e a se manterem motivados enquanto se concentram nos objetivos e metas de longo prazo da empresa.

Como me tornar um líder servidor?

Mostrar liderança envolve ter uma variedade de habilidades e qualidades que o ajudam a realizar seu trabalho com facilidade. Essa necessidade se refere à capacidade de influenciar positivamente os outros a desempenharem seus trabalhos da melhor maneira possível.

A liderança considerada servidora motiva e inspira, incentivando a propriedade e estendendo a confiança apoiada. Ela também garante que a equipe tenha os recursos, orçamento, habilidades e atenção necessários para causar impacto e atingir seus objetivos.

Quais são as características de uma liderança servidora?

Ao considerar a aparência de uma liderança forte, existem algumas características de um grande líder que são essenciais e todo bom líder tem ou deve se esforçar para ter.

Detalharemos a seguir os principais atributos de uma liderança servidora. Confira!

Humildade

A humildade deve ser a base de qualquer liderança. Quando se trata da servidora, se você falar por meio de superioridade e poder, seus subordinados farão o que você disser por medo.

Ao invés disso, um líder servidor faz de suas ações e palavras um modelo crível e genuíno a ser seguido. O líder precisa ser modesto sobre suas motivações e ações. Além disso, uma imagem autêntica cria um vínculo de confiança e inspira interesse puro e genuíno pela empresa e seu trabalho.

Respeito

Respeito se conquista e a liderança servidora é a prova disso. A liderança servidora é importante nos negócios porque cria um ambiente de trabalho onde os funcionários de todos os níveis da organização se sentem respeitados, e isso gera automaticamente uma característica mútua entre líder e equipe.

Empatia

Um bom líder deve conhecer bem sua equipe, e trabalhar com base na empatia, para assim alcançar o crescimento e ter sempre o apoio dos seus liderados. Sendo assim, a empatia é essencial para que líderes servidores tenham mais perspectiva.

Além disso, se colocar no lugar do outro, cria visões que podem ser valiosas, principalmente para bons líderes.

Integridade

A integridade em uma liderança serve como ponte direta para a garantia da confiança dos seus colaboradores. O benefício mais evidente de praticar a integridade na liderança é que ela constrói credibilidade com investidores, clientes e profissionais talentosos.

A integridade nas operações, por exemplo, exige transparência e garante que os relatórios necessários sejam arquivados com precisão e pontualidade e que os compromissos organizacionais sejam cumpridos.

Capacitar e desenvolver pessoas

Capacitar os funcionários sob o modelo de liderança servidora promove o alinhamento entre seu próprio senso de propósito e os valores centrais da empresa e uma missão abrangente.

Os funcionários tendem a aprender mais quando tem oportunidades de desenvolver suas habilidades, isso ajuda na capacitação de equipes, cria mais valor para os colaboradores, e desenvolve ainda mais habilidades.

Paciência

A paciência é uma virtude, que deve fazer parte da realidade de um líder, principalmente quando ele preza em entender todas as dores de seus liderados.

Numa gestão mais humanizada, manter a calma diante da decepção, da adversidade ou da angústia permite processar melhor as situações desafiadoras. Isso nos ajuda a organizar nossos pensamentos e controlar nossos sentimentos, demonstrando bons níveis de inteligência emocional, o que é essencial, principalmente para bons líderes.

Quais são os benefícios de uma liderança servidora para as empresas?

A liderança servidora beneficia o negócio como um todo. O impacto na dinâmica interna e externa ficam nítidos com o tempo e as equipes tendem a se engajar cada vez mais nos serviços.

Apesar de em um primeiro momento a liderança servidora parecer inviável para gerar receita para uma empresa, esse tipo de gerenciamento em uma organização entende que: ao promover altos níveis de satisfação de uma equipe, ela gera maiores resultados financeiros para a empresa.

Promove a satisfação dos colaboradores

A satisfação e a cooperação dos funcionários se tornam maiores e afetam toda a organização, positivamente. O valor real vem com o tempo, pois funcionários capazes e capacitados geram melhor desempenho.

Melhora no clima organizacional

Os funcionários se sentem apreciados, reconhecidos e valorizados quando um líder servidor consegue vê-los além do seu potencial. Esse aspecto enfatiza a importância de sua contribuição para o trabalho e cria um sentimento de pertencimento como cultura organizacional.

Aumenta a produtividade no trabalho

Apresentar um ambiente de trabalho harmonioso, com uma abordagem gerencial mais humanizada, no qual prioriza o bem-estar e desenvolvimento pleno do profissional funcionário garante um alto desempenho nas tarefas cotidianas. O aumento da produtividade se torna algo constante e natural.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo pudemos observar que quando se trata de ser um bom líder, existem vários estilos de gerenciamento diferentes, mas a liderança servidora é um dos estilos que pode oferecer excelentes resultados, principalmente considerando o longo prazo.

Isso porque, a liderança servidora é um estilo que pode ajudar na construção de equipes fortes, com profissionais satisfeitos, que tendem a somar alta qualidade ao trabalho e ajudar empresas a ampliar seus resultados.

Se o seu negócio quer se diferenciar com uma gestão mais humanizada, talvez seja a hora de pensar em buscar um bom líder servidor, o que acha?

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Fonte: PontoTel

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