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Core business. Veja como ter mais sucesso com seu negócio

Core business. Veja como ter mais sucesso com seu negócio

A base do sucesso de qualquer empresa, independentemente de seu nicho de mercado ou tamanho, é entender qual é o negócio central e mais importante da organização. No ambiente organizacional, esse termo é conhecido como core business ou, em tradução livre, o negócio principal.

Pode parecer um conceito simples, mas nem todos sabem definir exatamente qual é a principal atividade de sua empresa. Esse é um erro que pode custar caro ao seu negócio, principalmente quando se considera os resultados de longo prazo. Através da compreensão abrangente da essência do seu negócio, a inclinação é crescente.

Pensando nisso, neste artigo você vai entender o que é core business, como encontrá-lo na sua empresa e quais as vantagens de conhecê-lo. Além disso, quais são os erros que as empresas cometem quando não possuem um core business definido. Veja a seguir os tópicos que abordaremos:

Vamos lá!

O que é core business?

O core business refere-se à base central de uma empresa. Em outras palavras, é basicamente sua atividade principal, seu foco. Portanto, o núcleo é a base de toda a instituição.

Por exemplo, o principal negócio de uma empresa de tecnologia pode ser a produção de aplicativos para smartphones. O principal negócio dos bancos é emprestar dinheiro, enquanto das construtoras é fazer prédios.

No entanto, visto que você tenha o core business da sua empresa, você precisa desenvolver um planejamento estratégico. Isso permitirá que a organização se desenvolva sem deixar suas raízes – sua principal atividade.

A importância do core business está nas capacidades-chave das quais dependem todas as estratégias de expansão e gestão da organização.

Qual a diferença entre Core Competence e Core Business?

Outro conceito que ajuda você a gerenciar o seu core business são as Core Competencies, que podem ser traduzidas como competências essenciais da sua empresa. Representa uma função que uma organização desempenha bem, como o uso de tecnologia.

Diferencia-se do core business por não ser uma atividade do negócio, mas uma habilidade única que se torna uma estratégia empresarial. Três indicadores de competências-chave: quão difícil é para os concorrentes replicarem; quantos mercados podem ser acessados ​​usando esse recurso; e quanto contribui para o produto final.

Como encontrar o core business da sua empresa?

O core business é definido como a principal atividade do negócio. Assim, um conhecimento aprofundado sobre em que se baseia a atividade principal da organização permite o desenvolvimento de uma estratégia de desenvolvimento à medida que esta atividade é realizada.

Até a expansão da empresa e a variedade de ofertas passam a ser melhor tratadas com base na definição do core business.

As principais vantagens de entender o core business de uma empresa incluem planejamento estratégico consistente, tomadas de decisões assertivas e melhor usabilidade dos resultados da companhia. Com isso, é possível se tornar referência e especialista de mercado.

Avalie o mercado e conheça seus concorrentes

Compreender quais produtos e serviços estão sendo oferecidos e principalmente o que o mercado está fazendo é fundamental para a construção de um core business. Se o seu cliente ideal é o mesmo dos seus concorrentes, defina onde estão suas diferenças, seja no preço, serviço oferecido, tecnologias empregadas, entre outras coisas que os diferenciam.

Quando se trata de qualidade e inovação, identifique oportunidades que não estão sendo aproveitadas por seus concorrentes.

Encontre e identifique oportunidades do mercado

Só porque seu negócio tem um core business não significa que é impossível atuar em nenhuma outra área ou mercado. Por exemplo, dependendo do sucesso de seu negócio, ele pode expandir seu nicho. Mas é importante lembrar que isso só pode ser executado se a principal atividade já estiver sendo executada com excelência.

Procurar essas oportunidades pode ser o caminho para descobrir novas vantagens competitivas ou nichos de mercado inexplorados. Dessa forma, você abre novas possibilidades de ação e outras fontes de lucro.

Defina seu público-alvo

Ao considerar seu público-alvo e definir sua persona de cliente ideal, você pode identificar os problemas que eles precisam que sua empresa resolva e a maneira de resolver essa dor que eles estão enfrentando.

Às vezes, é difícil criar um personagem ficcional, mas geralmente a pessoa que cria a empresa praticamente já foi igual a um cliente da própria empresa, ou seja, por encontrar tal necessidade, decidiu desenvolver a solução que precisava através do seu negócio.

Também, para definir o público-alvo, a empresa pode se basear no perfil construído pelo CEO da empresa no momento da abertura do negócio. Agora, se a organização possui uma estrutura e se torna capaz da coleta de dados, a pessoa pode fazer um ajuste contínuo com base em seus leads.

Saiba quais são as principais características do seu negócio

Para definir especificamente o core business de um negócio, sem dúvida é essencial entender as principais características e especificidades dos produtos e/ou serviços que ele disponibiliza ao seu público-alvo. Sendo assim, verifique se está oferecendo aos seus clientes o que um concorrente não tem ou que não possui a mesma qualidade de produto.

Esses detalhes ajudam a definir a verdadeira base da empresa com mais precisão e até a estruturar uma arquitetura organizacional. Ademais, através das informações fornecidas é possível obter os dados fundamentais para apontar o core business da empresa.

Defina estratégias eficientes para o crescimento do seu negócio

É essencial ter todas essas informações para desenvolver e consolidar sua estratégia e definir novas metas de crescimento para sua empresa: elas entregam exatamente o que ela tem a oferecer se sua entrega atender às necessidades de seus clientes potenciais e como sua organização está respondendo à concorrência.

Vantagens de conhecer o core business da sua empresa

Entender o core business do seu negócio traz diversos benefícios. Neste tópico, vamos explorá-los.

É importante antes de listar essas vantagens ressaltar que ao definir profundamente o seu core business, sua empresa consegue capitalizar as oportunidades certas e ser referência nos segmentos em que atua. Entenda mais a seguir.

Planejamento estratégico alinhado

Embora a criação do próprio negócio possa parecer um requisito básico, muitas empresas acabam abandonando seus objetivos originais na tentativa de diversificar suas atividades.

Assim, ter um planejamento estratégico consistente é importante para fortalecer seu perfil em seu segmento e construir com confiança os objetivos de crescimento da empresa.

Tomada de decisões mais claras e assertivas

Definir o core business auxilia as empresas a decidir onde investir e ajuda a selecionar a organização da empresa, divisões e setores, bem como os profissionais que devem ser membros da equipe.

As decisões estratégicas relacionadas à área de terceirização do negócio se tornam mais fáceis. Resumidamente, o core business precisa ser a base central da estratégia de planejamento na empresa.

Se tornar uma referência no mercado

Definir o core business do seu negócio ajuda você a tornar sua equipe especialista, oferecer as melhores soluções aos seus clientes, aumentar a satisfação deles com o seu negócio e melhorar o índice NPS, que mede o quanto seus clientes recomendariam você pelo grau de conhecimento da empresa.

Além disso, a especialização ajuda a torná-lo uma referência no mercado, fazendo com que os clientes venham até sua empresa quando precisarem dos serviços ou produtos que você oferece.

Quais são os erros que as empresas cometem quando não possuem um core business definido?

Até agora, está claro que definir com precisão as atividades principais de um negócio é crucial. Para você fazer isso direito, listamos os principais erros que as empresas cometem quando não têm um core business claro. Confira abaixo!

Não selecionar as melhores oportunidades

Um problema sério quando uma empresa não sabe definir seu core business se trata de querer muito e, consequentemente, não ter nada. Sem um foco específico, muito tempo e recursos podem ser desperdiçados sem alcançar realmente resultados satisfatórios –  principalmente no longo prazo.

Escassez de conhecimento do mercado

Fica impossível conhecer o mercado em que atua você sem nem ter certeza da sua atividade principal. Portanto, para entender como se destacar em determinado segmento de mercado, o primeiro passo deve ser definir exatamente o que está no cerne da empresa e depois escolher a melhor estratégia e direção.

Falta de definição de prioridade dos recursos

É necessário definir prioridades e identificar em todas as atividades quais são as mais importantes e que, por exemplo, requerem mais recursos e atenção. Sem o seu core business, essa tarefa se torna mais complicada e pode prejudicar seu negócio permanentemente.

Como fortalecer sua marca com o core business?

Para facilitar o entendimento de como usar essa abordagem para fortalecer o seu negócio, selecionamos alguns tópicos. Veja abaixo.

Diversifique as atividades em torno do seu core business

Se você planeja expandir seus negócios, lembre-se de qual é o seu negócio principal e desenvolva outrasatividades para criar valor para seus negócios paralelos.

Ao diversificar sua campanha, certifique-se de que os novos serviços estejam alinhados com seus objetivos e principais resultados (OKRs) para que, ao consultar a campanha que está sendo oferecida, seu público-alvo lembre-se das principais ofertas da sua marca e observe a relação de novos recursos com o produto.

Alinhe sua diversificação para fidelizar os clientes

Hoje, as empresas dependem da construção de relacionamentos próximos e amigáveis ​​com seus clientes. Portanto, a diversificação só deve acontecer no contexto do fortalecimento dos negócios existentes da empresa, aumentando sua proposta de valor para os clientes.

Um bom exemplo a ser lembrado é a aquisição da Marvel pela Disney. A aquisição pela gigante do entretenimento dos direitos de produção de quadrinhos e filmes para a franquia audiovisual da editora inicialmente causou preocupação entre os fãs.

No entanto, a Disney valorizou o legado da Marvel e até expandiu o serviço para produzir novas séries e filmes baseados em histórias conhecidas. Esta estratégia não só atrai novos clientes para a marca, como também aproxima os produtos audiovisuais daqueles mais entusiasmados.

Espere o momento certo

À medida que o seu negócio cresce, é natural querer expandir a gama de produtos e serviços oferecidos. No entanto, a prioridade antes de qualquer mudança é manter seu core business estável em termos de financiamento e recursos. Seu negócio principal é financiar a diversificação ao longo de um período.

Portanto, é fundamental que sua empresa tenha uma visão holística desde os processos internos até as interações com seus próprios colaboradores. Existem ferramentas de planejamento, como o BSC (Balanced Scorecard), que podem te ajudar a ter uma visão mais realista de como sua empresa está estruturada.

Assim, você pode ver se os objetivos dos diversos departamentos estão alinhados, se há recursos para fazer essa mudança e como isso afetará sua força de trabalho.

Conclua todas as etapas de planejamento tático antes de fazer uma aposta ousada e certifique-se de que esses métodos fornecem segurança para essa transição. Se isso não for possível durante o período atual, ajuste seu pensamento e programe-se para diversificar seus negócios no momento certo.

Selecione os seus parceiros

As empresas existentes exigem muito tempo e esforço de gerenciamento. É por isso que a estrutura da equipe deve ser vista de dentro.

Identificar os funcionários que tendem a ir além da execução das tarefas do dia a dia é fundamental para a inovação dentro de uma empresa. Sendo assim, a equipe de gestão deve não apenas assumir a responsabilidade, mas também conseguir fazer as coisas avançarem.

Conclusão

Ao longo deste artigo, explicamos o que é core business, como encontrá-lo, quais as vantagens de conhecê-lo. Além disso, mostramos quais são os erros que as empresas cometem quando não possuem um core business definido.

Portanto, um core business é o primeiro passo para o sucesso futuro do seu negócio. Através dele é possível adotar uma estratégia adequada. Nesta tarefa, entender os valores e a missão do seu negócio também é de grande ajuda para direcionar suas atividades principais com mais precisão e eficiência.

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Fonte: PontoTel

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